Avaria do sistema informático dos centros de saúde não foi causado por hackers
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) garantiram que o problema informático que afetou, durante quase um mês, os centros de saúde de Castelo Branco não esteve relacionado com nenhum ataque de piratas informáticos.
“Posso garantir que o problema no sistema informático dos centros de saúde de Castelo Branco não teve a ver com hackers. Aquilo que se passou foi um crash na base de dados e não foi possível recuperar por corrupção de data files”, referiu fonte do SPMS.
A mesma fonte garantiu ainda que se tratou de uma intervenção “complexa” no sistema informático, mas garantiu que da parte dos SPMS, “está tudo regularizado”.
“A base de dados foi reposta e toda a parte de infraestruturas. Mas, o problema foi tão grande que existem utilizadores que perderam dados” adiantou.
Segundo a SPMS, estão ainda a tentar recuperar os dados perdidos por alguns dos utilizadores do sistema informático.
Os dois centros de saúde de Castelo Branco estiveram sem sistema informático quase um mês, situação que causou imensos transtornos, não só aos utentes como também aos profissionais de saúde.
A direção distrital do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, chegou a emitir um comunicado onde, além de várias críticas, manifestou preocupação com os dados clínicos dos utentes e lamentou o facto de ninguém esclarecer o assunto.