EM VILA VELHA DE RÓDÃO
Festival das Sopas de Peixe está aí
A segunda edição do Festival das Sopas de Peixe, dinamizada pela Câmara de Vila Velha de Ródão, tem início amanhã, quinta-feira e prolonga-se até domingo.
Quanto ao programa do Festival, ao longo dos quatro dias, quem se deslocar a Vila Velha de Ródão tem à sua espera muitos motivos de interesse logo a começar pela oferta de produtos regionais como o queijo, a charcutaria, o azeite, o mel e a doçaria tradicional, sem esquecer os pratos que estarão disponíveis nas ementas dos restaurantes aderentes ao II Festival das Sopas de Peixe, que são O Mangual, O Júlio, O Motorista, o Restaurante da Estalagem das Portas de Ródão, o Restaurante Varanda da Vila e o Restaurante A Ponte do Enxarrique, todos em Vila Velha de Ródão, aos quais se juntam ainda o Restaurante Rato, em Alfrívida, e o Restaurante JJ, no Fratel.
Para os visitantes, no entanto, há muitos mais motivos de interesse numa deslocação a Vila Velha de Ródão, por exemplo, no que respeita aos locais a visitar, entre os quais o monumento natural das Portas de Ródão, as Portas do Almourão, ou o Castelo de Ródão, também conhecido como o Castelo do Rei Wamba.
De fora dos locais a visitar também não pode ficar o Centro de Interpretação Arte Rupestre do Vale do Tejo e Espaço Museológico de Arqueo- logia, a área de lazer do Cais de Ródão, o Lagar de Varas e, claro está, o Núcleo Museológico do Linho e Tecelagem, na Foz do Cobrão, o Núcleo Museológico: O Contrabando, em Perais, o Núcleo Museológico: História de uma Comunidade Rural, no Fratel, e o Núcleo Museológico do Azeite, em Sarnadas de Ródão.
Um percurso que leva os visitantes a conhecer a beleza natural do Concelho de Ródão, que também pode ser descoberto através do percursos pedestres existentes, que são seis, a saber: Rota das Invasões, Caminho do Xisto, Caminho da Pré-História, Caminho da Telhada e o percurso Geologia e Arqueologia Urbanas. Ou então através de passeios de barco no Rio Tejo.
Para partir à descoberta do Concelho de Ródão, tal pode ser feito mediante a utilização de transporte próprio, mas, para quem o desejar, existe outra alternativa, no decorrer do II Festival das Sopas de Peixe. É que durante o período em que decorre a iniciativa pode recorrer ao comboio, mais concretamente ao programa Lugar à janela – Sabores e gastronomia, através do qual os clientes da CP, durante a permanência no território usufruem de um desconto de 10 por cento, mediante a apresentação do bilhete.
No que respeita ao programa do II Festival das Sopas de Peixe, sábado, começa às nove horas, com a emissão em direto, a partir do bar do Cais de Ródão, do programa terra a terra, da TSF.
Às 10h45 realiza-se a receção aos passageiros do comboio de Lisboa, na estação, onde haverá contadores de histórias, teatro e animação musical.
A partir das 11 horas, no Cais de Ródão, tem lugar a promoção e degustação de produtos locais e vinhos., sendo que à mesma hora também têm início as visitas guiadas a pontos de interesse turístico do Concelho.
Depois de uma pausa para almoço nos restaurantes aderentes o programa continua de tarde com mais visitas a pontos de interesse turístico do Concelho e a partir das 16h30, no Cais de Ródão, realiza-se uma nova promoção e degustação de produtos locais e vinhos, no decorrer da qual não faltará a animação musical com a atuação da Banda Filarmónica Fratelense, da Banda Filarmónica Retaxense e da Banda Filarmónica de Nisa.
Depois do jantar, a partir das 21h30, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, sobe ao palco a OqueStrada.
Domingo, as atividades começam às oito horas, na Barragem da Coutada – Tamujais, com um concurso de pesca.
A partir das 8h30 realizam-se os percursos pedestres Caminho da Telhada Perais e Geologia e Arqueologia Urbana de Vila Velha de Ródão, sendo que a concentração dos participantes está marcada para o Cais de Ródão.
Também no Cais de Ródão, mas a partir das 21h30, realizam-se desportos náuticos, nomeadamente a canoagem, passeios de barco no Rio Tejo e a promoção e degustação de produtos locais e vinhos.
Às 13 horas é tempo de recuperar forças nos restaurantes aderentes, sendo que à mesma hora, no Cais de Ródão, tem início a Peixada Solidária, destinada aos participantes nos percursos pedestres e no concurso de pesca.
Para as 15 horas, no Cais de Ródão, está marcado o encerramento, com a animação musical a ser assegurada por Domingos e Dias Santos.
Para mais informação e inscrições os interessados podem contactar o Posto de Turismo, através de turismo@ cm-vvrodao.pt ou do telemóvel 963445928, ou a Câmara de Ródão, através do telefone 272540300.