COM UMA CONFERÊNCIA E UMA EXPOSIÇÃO
Junta de Freguesia assinala 800 anos do foral da cidade
A Junta de Freguesia de Castelo Branco organiza sábado o programa das Comemorações do VIII Centenário do Primeiro Foral da Cidade, que consiste na realização de uma conferência subordinada ao tema Castelo Branco, Cidade Templária e numa exposição alusiva ao tema.
O presidente da Junta, Jorge Neves, realça que “é cada vez mais importante recordar as efemérides da nossa cidade” e, daí, assinalar a doação de D. Afonso II, em 1 de novembro de 1214, à Ordem dos Templários do local onde atualmente se localiza Castelo Branco, sendo que, na altura, era mestre, o 11º da Ordem e primeiro eleito dos Três Reinos, D. Pedro Alvites.
No decorrer da apresentação do programa o vogal da Junta, Manuel Veloso, destacou alguns dos temas que serão abordados na conferência, referindo-se, por exemplo aos Roteiros Templários, para avançar que “falamos muitas vezes do que poderá trazer turismo à Região” e defender que “se podia implementar um roteiro envolvendo autarquias de Tomar às idanhas”.
Adiantou, por outro lado, que a exposição com cerca de 24 cartazes que ficará patente na Casa do Arco do Bispo, até dia 5 de novembro, depois “percorrerá as escolas e agrupamentos de escolas da cidade”. Tudo, porque “há desconhecimento dos Templários e do que foi a cidade e a ideia é levar o conhecimento às camadas mais jovens, para que saibam a história da cidade e como evoluiu nestes 800 anos”.
A conferência Castelo Branco, Cidade Templária realiza-se a partir das 10 horas, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, com a sessão de abertura, que contará com a presença dos presidentes da Câmara e da junta de freguesia de Castelo Branco, Luís Correia e Jorge Neves, respetivamente, bem como do grão-prior da Ordem dos Templários, António Andrade.
A partir das 10h30, Joaquim Martins aborda o tema Comenda templária de castelo Branco: A herança e os valores templários da cidade, seguindo-se-lhe, às 11 horas, José Medeiros, com o tema Os Templários e a Reconquista.
Pedro Alvito e o Foral de Castelo Branco será o tema da intervenção de António Pires Nunes, a partir das 12 horas.
O programa continua a partir das 15 horas, com Faria dos Santos a falar nos Roteiros Templários.
As conclusões e encerramento da conferência, com Manuel Veloso e António Andrade, estão marcadas para as 16 horas, sendo que uma hora depois, às 17 horas, é inaugurada a exposição na Casa do Arco do Bispo.