| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

17 de setembro 2014

Pelo segundo ano consecutivo
Sopas de Peixe dão a conhecer o Concelho

Em Vila Velha de Ródão não vai faltar animação, entre 25 e 28 deste mês, com o II Festival das Sopas de Peixe. Uma iniciativa dinamizada pela Câmara, em que além da gastronomia, também serão pontos fortes a música, os percursos pedestres e as visitas guiadas.
A iniciativa realiza-se pelo segundo ano consecutivo, com o presidente da Câmara, Luís Pereira, a realçar que “no ano passado, o Festival foi um êxito, com grande adesão do público”, pelo que, “perante um sucesso como o do ano passado, esta iniciativa é para continuar”.
Luís Pereira destaca também “a forte tradição das sopas de peixe no Concelho”, bem como “a ligação deste ao Rio Tejo, que tem um papel importante na economia”.
Tudo para reforçar que as sopas de peixe “é muito da nossa tradição e é uma das marcas de Vila Velha de Ródão” e, daí, “a sua importância na divulgação do Concelho”. Isto, numa iniciativa que “alia a gastronomia, o património, a cultura e o património, entre outros”.
Assim Luís Pereira avança que o objetivo do Festival “é promover o Concelho e divulgar as suas potencialidades, com um programa bastante vasto”.
Um programa em que o autarca destaca várias iniciativas, mas centra a sua atenção na Peixada Solidária que se realiza dia 28. Nesta matéria afirma que “era muito habitual as famílias fazerem peixadas junto ao Rio”, para adiantar que esta, no entanto, tem uma particularidade, uma vez que “cada participante pagará cinco euros, com a verba daí resultante a reverter para o Núcleo de Vila Velha de Ródão da Liga Portuguesa Contra o Cancro”.
Para partir à descoberta do Concelho de Ródão, tal pode ser feito mediante a utilização de transporte próprio, mas, para quem o desejar, existe outra alternativa, no decorrer do II Festival das Sopas de Peixe. É que durante o período em que decorre a iniciativa pode recorrer ao comboio, mais concretamente ao programa Lugar à janela – Sabores e gastronomia.
No que respeita ao programa do II Festival das Sopas de Peixe, no dia 27, sábado, começa às nove horas, com a emissão em direto, a partir do bar do Cais de Ródão, do programa terra a terra, da TSF.
Às 10h45 realiza-se a receção aos passageiros do comboio de Lisboa, na estação, onde haverá contadores de histórias, teatro e animação musical.
A partir das 11 horas, no Cais de Ródão, tem lugar a promoção e degustação de produtos locais e vinhos., sendo que à mesma hora também têm início as visitas guiadas a pontos de interesse turístico do Concelho.
Depois de uma pausa para almoço nos restaurantes aderentes o programa continua de tarde com mais visitas a pontos de interesse turístico do Concelho e a partir das 16h30, no Cais de Ródão, realiza-se uma nova promoção e degustação de produtos locais e vinhos, no decorrer da qual não faltará a animação musical com a atuação da Banda Filarmónica Fratelense, da Banda Filarmónica Retaxense e da Banda Filarmónica de Nisa.
Depois do jantar, a partir das 21h30, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, sobe ao palco a OqueStrada.
Domingo, as atividades começam às oito horas, na Barragem da Coutada – Tamujais, com um concurso de pesca.
A partir das 8h30 realizam-se os percursos pedestres Caminho da Telhada Perais e Geologia e Arqueologia Urbana de Vila Velha de Ródão, sendo que a concentração dos participantes está marcada para o Cais de Ródão.
Também no Cais de Ródão, mas a partir das 21h30, realizam-se desportos náuticos, nomeadamente a canoagem, passeios de barco no Rio Tejo e a promoção e degustação de produtos locais e vinhos.
Às 13 horas é tempo de recuperar forças nos restaurantes aderentes, sendo que à mesma hora, no Cais de Ródão, tem início a Peixada Solidária, destinada aos participantes nos percursos pedestres e no concurso de pesca.
Para as 15 horas, no Cais de Ródão, está marcado o encerramento, com a animação musical a ser assegurada por Domingos e Dias Santos.
Para mais informação e inscrições os interessados podem contactar o Posto de Turismo, através de turismo@cm-vvro dao.pt ou do telemóvel 963 445 928, ou a Câmara de Ródão, através do telefone 272 540 300.

17/09/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
16/10 a 11/11
Chiribi Tátá TátáMuseu do Canteiro, Alcains

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video