| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

15 outubro 2014

Sobre a Figueira-da-Índia
Idanha-a-Nova recebe Jornadas Ibéricas

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) recebe, sexta-feira e sábado, as Jornadas Ibéricas da Figueira-da-Índia.
O programa começa sexta-feira, às 9h30, com a sessão de abertura, sendo que a partir das 10h15 se realiza o primeiro painel, moderado por António Moitinho Rodrigues, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco.
O primeiro tema abordado será La Opuntia ficus-indica en el mundo, la produción y el uso, por Manuel Blasco, da Universidad de Extremadura.
Às 11 horas, José Carlos Alves, da Opuntiatec, fala sobre a Instalação da cultura e práticas culturais.
Segue-se, às 11h45, Pedro Lloret, da Universidad de Extremadura, com Biologia celular e histologia do Opuntia ficus-indica, continuando os trabalhos com um debate.
O segundo painel, moderado por Manuel Blasco, começa às 14h30, com o primeiro tema a ser abordado a ser Caracterização e avaliação de populações nacionais de figueira-da-índia, por Carlos Reis, da ESA.
A partir das 15h15, Albert Lloret fala de Produtos manufaturados de Opuntia ficus-indica.
Manuel Monteiro, da Câmara de Idanha-a-Nova, modera o terceiro painel em que a primeira intervenção será Técnica experimental na instalação de um pomar – A experiência de um agricultor, por António Fonseca, da Figo d’Idanha.
A partir das 17h15, Inês Patacas, Carlos Reis e António Moitinho Rodrigues, da ESA, falam sobre a Caracterização nutricional do ciadódio como alimento para ruminantes.
A partir das 18 horas realiza-se uma exposição e venda de produtos da figueira-da-índia.
As Jornadas continuam sábado, às 9h30, com o quarto painel moderado por Carlos Reis, da ESA.
As pragas e doenças da figueira-da-índia, será o tema tratado por André Garcia, do ISA-ULisboa, seguindo-se-lhe, às 10 horas, Manuel Blasco, com La Cochinilla de Opuntia, una plaga o um recurso.
O quinto painel, moderado por António Fonseca, da APROFIP, começa às 11h15, com o tema Utilización de Opuntia ficus-indica para produción de biogás, por Jerónimo González Cortés, Luis Rauano Barroso e Ana Parralejo Alcobendas, do Centro de Investigación Agraria la Orden Valdesequera.
Às 12 horas, Piero Morini, da AGRIMAT, fala sobre Tecnologia para limpeza e tratamento dos frutos.
A partir das 14h30 decorre a mesa redonda Opuntia ficus-indica uma oportunidade para a região, moderada pelo presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
A sessão de encerramento está agendada para as 16h30, sendo que a partir das 17 horas se realiza uma degustação de produtos regionais.

15/10/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video