| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

10 setembro 2014

NO ÂMBITO DE ALGUNS ESTÁGIOS DE VERÃO
Violinistas da ESART/ IPCB integram formações

Ao contrário da maioria dos estudantes para os quais os meses de julho e agosto foram de férias de verão, para os alunos da variante de Instrumento na licenciatura em Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), estes dois meses a serviram para pôr à prova os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo ou para reforçar a formação técnica e musical. Enquanto sete alunos da instituição participaram no Estágio Gulbenkian para Orquestra, dois rumaram até Espanha e Alemanha por via da Jovem Orquestra Portuguesa.
Sete violinistas da classe de Augusto e Alexandra Trindade participaram entre 20 e 28 de julho, na segunda edição do Estágio Gulbenkian para a Orquestra (EGO), o qual decorreu na Universidade de Aveiro. Berta Sequeira, Catarina Bastos, Gisela Santos e Ricardo Vieira, junto com os mestrandos Ana Margarida Silva, Nuno Vasconcelos e Vasken Fermanian, são alguns dos cerca de 80 jovens selecionados nas escolas superiores de música na temporada 2013/14.
A iniciativa culminou com três concertos na Póvoa de Varzim, Coimbra e Aveiro, estando previsto um outro no âmbito do Festival Jovens Músicos, que irá ter lugar a 25 de setembro no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Por seu turno, entre 23 de julho e 9 de agosto Oksana Kurtash, aluna do primeiro ano do mestrado em Ensino de Música da ESART, rumou até ao país vizinho para integrar a Jovem Orquestra Nacional de Espanha (JONE).
Já Tiago Afonso, estudante do 2º ano do mesmo mestrado, e enquanto professor tutor, fez uma digressão à Alemanha com a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), onde a formação teve a sua estreia internacional no Festival de Kassel, depois de um concerto prévio na Escola Superior de Música de Lisboa.
A JOP esteve incluída nos dois estágios internacionais já mencionados, sendo peça fundamental no intercâmbio entre as orquestras portuguesas e outras orquestras internacionais. É uma iniciativa da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) destinada aos músicos de todo o país com idades entre os 14 e os 23 anos.
Com direção artística do maestro e compositor Pedro Carneiro, e à semelhança da OCP, esta visa o lançamento de novos intérpretes, promovendo a ligação ao mercado dos músicos nacionais e estrangeiros residentes em Portugal.

10/09/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
16/10 a 11/11
Chiribi Tátá TátáMuseu do Canteiro, Alcains

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video