Nas ruas de Castelo Branco
Ver os Madeiros ou correr a S. Silvestre
A corrida de S. Silvestre está de volta a Castelo Branco, seis anos após a sua última edição. O evento decorre, no próximo dia 29 de dezembro, com partida agendada para as 18 horas do Largo da Sé, percorrendo as várias artérias da cidade, num percurso de dez quilómetros. Também neste dia, e no mesmo local, com partida para s 17 horas, terá lugar a Caminhada S. Silvestre dos Madeiros de Castelo Branco. Os participantes irão percorrer várias artérias da cidade, nomeadamente os locais onde se encontram os madeiros de Natal. Também neste dia, terá lugar a Corrida de S. Silvestre, uma tradição que volta à capital do distrito seis anos depois da última prova. A partida será dada às 18 horas, igualmente do Largo da Sé. O evento organizado pelo Desportivo de Castelo Branco, conta com a colaboração da Câmara Municipal local e a Associação de Atletismo do distrito de Castelo Branco.
Luís Correia, presidente do município, realça a importância dos dois eventos, que irão dinamizar e movimentar as ruas da cidade, com o envolvimento da população num período natalício, tendo a particularidade destas provas estarem ligadas aos madeiros de Natal. “Espero que esta atividade seja um sucesso, e que se repita por muitos anos”, acredita o autarca.
Por sua vez, Luís Caiola, presidente do Desportivo de Castelo Branco, recordou que face ao constante crescimento da coletividade nas mais variadas modalidades, “decidimos dinamizar ainda mais o atletismo, com a organização deste evento, que se pretende integrar nas tradições albicastrenses”.
João Coelho, presidente da Associação de Atletismo do distrito de Castelo Branco, anunciou que a Corrida de S. Silvestre é aberta a todos os escalões, masculinos e femininos, elogiando o Desportivo pela “sua ideia brilhante ao organizar o evento, numa zona tradicional em que os madeiros de Natal têm muita força, pelo que espero uma enorme adesão de participantes”.
José Manuel Alves