Exposição de rua
Associações de Proença criam árvores de Natal
Dez árvores elaboradas por associações do Concelho de Proença-a-Nova estão durante o período de Natal expostas na Rua de Santa Cruz, numa iniciativa da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral.
A par da exposição, está prevista a atribuição de prémios às três primeiras classificadas pelo júri, constituído por representantes de instituições locais e por um artista plástico.
A reutilização é um dos motes para o concurso e além de materiais convencionais, como caixas de ovos, jornais, cápsulas de café ou serapilheira, algumas associações recorreram aos seus próprios equipamentos para conceber uma árvore original.
É o caso da Associação dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, que utiliza escadas e mangueiras de combate a incêndios, e da Associação Desportiva e Cultural, com equipamentos desportivos.
A Associação dos Galisteus escolheu as pinhas como elemento decorativo e também a Associação das Moitas preferiu elementos naturais, como ramos de azevinho e medronheiro.
As pautas musicais identificam o Grupo Coral e a Casa do Benfica apresenta as suas várias classes.
Caixas de ovos foram o material escolhido tanto pelo Agrupamento de Escuteiros como pela Universidade Sénior, enquanto a Associação de Pais e Encarregados de Educação utilizou serapilheira e botões recolhidos pelos alunos.
O projeto Bioaromas aro-matizou troncos com sacos de cheiro.
A exposição está patente durante o horário de funcionamento do comércio.
O desafio foi lançado pela União de Freguesias a todas as associações locais, com o objetivo de incentivar o espírito de grupo e dar a conhecer, de forma criativa e aberta a toda a comunidade, algumas destas entidades.