DIGRESSÃO NACIONAL DO QUARTETO SÃO ROQUE E QUARTETO DE CORDAS DE SINTRA
Concertos dedicados a Mendelssohn começam em Castelo Branco
O Quarteto São Roque e o Quarteto de Cordas de Sintra vão realizar uma digressão nacional, na qual serão interpretadas obras do compositor Felix Mendelssohn, que é considerado o grande mestre do romantismo alemão.
O primeiro concerto realiza-se sábado, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, seguindo-se os espetáculos no Centro Cultural Olga cadaval, em Sintra, domingo, e no Palácio Foz, em Lisboa, a 17 de dezembro, sendo que este será transmitido em direto na RTP – Antena 2. Depois, no primeiro trimestre de 2014, a digressão continua com concertos Castro Verde e Viseu.
Em qualquer dos concertos serão interpretados dois quartetos, que são: Quarteto de Cordas em Lá menor, op.13 , escrito na juventude de Felix Mendelssohn, e Quarteto de Cordas em Fá menor, op.80, escrito no final da sua vida.
Para além disso também será executado o Octeto de Cordas em Mi b maior, op. 20 (ca. 32), para dois quartetos em simultâneo.
Refira-se que o Quarteto São Roque é composto por António Martelo (violino), Cristina Almeida (violino), João Pedro Delgado (viola) e Ricardo Mota (violoncelo), enquanto o Quarteto de Cordas de Sintra integra Nélson Nogueira (violino), Romeu Madeira (violino), Eurico Cardoso (viola) e Abel Gomes (violoncelo).