A Câmara organiza
Mercadinho de Natal a partir de dia 17 em Idanha-a-Nova
A Câmara de Idanha-a-Nova vai organizar, de 17 a 31 deste mês, a primeira edição do Mercadinho de Natal. A iniciativa decorrerá todas as manhãs no Mercado Municipal de Idanha-a-Nova (Praça), onde, diariamente, será possível comprar produtos regionais de excelência.
Cabrito, borrego, couves e outros legumes, enchidos, queijo, azeite, bolos e doces são algumas das iguarias que podem ser adquiridas diretamente a produtores locais. Haverá ainda o tradicional bacalhau.
Além de dar vida ao Mercado Municipal, o projeto estende-se a um conjunto de Lojas de Aldeia, situadas em várias localidades do Concelho. Naqueles espaços, as pessoas vão também poder comprar produtos tradicionais.
A iniciativa tem como objetivo dinamizar a atividade económica local, em particular a micro economia, durante a época festiva, apoiando os produtores e comerciantes do Concelho e garantindo o acesso aos melhores produtos da terra.
Para avançar com este projeto, a Câmara conta com a colaboração das juntas de freguesia do Concelho, motivando os produtores locais a estar com os seus produtos no Mercado Municipal e nas Lojas de Aldeia.
As juntas de freguesia vão ainda dinamizar atividades de animação no Mercado Municipal, que diariamente vai receber grupos musicais da região. A toda esta animação não irá faltar a presença do Pai Natal.
Este evento conta também com a colaboração e apoio de outras entidades e empresas da região.
No dia de inauguração do evento, os alunos do jardim de infância e 1º Ciclo do Ensino Básico de Idanha-a-Nova e os alunos da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova vão receber prendinhas da Câmara, à semelhança dos anos anteriores.
Refira-se ainda que, através da autarquia, os espaços comerciais vão poder participar na campanha Compre e Ganhe – Natal com o Comércio de Proximidade promovida pela Associação Comercial de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão (ACICB). Esta iniciativa promove a entrega de brindes aos consumidores dos estabelecimentos aderentes. O comércio que aderir a esta iniciativa, tendo à venda os produtos locais do Concelho e Idanha-a-Nova, terá também o apoio por parte da autarquia em ações de formação, higiene e segurança alimentar.
A par de tudo isto, a Câmara também quer recuperar a tradição de passagem do Natal no meio rural, pelo que vai motivar uma opção nesse sentido por parte de famílias com raízes em Idanha-a-Nova, mas a residir noutros pontos do País.