ALÉM DA MÚSICA INICIATIVA INTEGRA GASTRONOMIA E ARTESANATO
Festival Raízes renasce com nova denominação
A Associação Juvenil Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em parceria com o Politécnico, organiza amanhã, quinta-feira, a partir das 21 horas, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, o Raízes – Festival de Música da Beira Interior.
A Castra Leuca recorda que em 2008, a direcção decidiu organizar, além do Festival Internacional de Tunas Académicas Castra Leuca (FITAS) outra iniciativa, nascendo assim o Raízes 2008 – I Festival de Música Típica da Beira Baixa, que teve a segunda e terceira edições em 2009 e 2010.
Agora, depois de um interregno, a iniciativa renasce, mas com uma nova denominação: Raízes – Festival de Música da Beira Interior.
As alterações, no entanto, não se resumem apenas à denominação, uma vez que o seu formato também surge alterado e além da música, o festival também passa a incluir uma mostra de gastronomia e artesanato regional.
De acordo com a Castra Leuca, o principal objectivo da actividade “é juntar no mesmo palco grupos dos mais variados registos musicais, mas que têm como denominador comum o facto de representarem as tradições musicais da região beirã” e acrescenta que, “adicionalmente, conferimos a oportunidade para demonstração de produtos artesanais e gastronómicos”.
Assim, amanhã, quinta-feira, pelo palco do Cine-Teatro Avenida vai passar a Big Band do Conservatório Regional de Castelo Branco; o Grupo Espontâneo da Beira interior, criado exclusivamente para o Raízes; o duo Tons de Fado, a Orquestra Viola Beiroa; o grupo musical Quintarolas e a Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
É ainda de realçar que o festival tem um carácter solidário, uma vez que as receitas revertem para a Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco.
A entrada custa quatro Raízes, mas duas Raízes são devolvidas no dia do espectáculo a quem entregar material que seja útil à Associação, contando-se entre esse material aquecedores/irradiadores, rádios com CD, jogos didácticos, puzzles e testes de avaliação psicológicos.