11 dezembro 2013

Encerramento dos SAP de Idanha e Oleiros na origem da demissão do presidente do Conselho Consultivo da ULS
Castel-Branco da Silveira acusa Vieira Pires de desconsideração

O presidente do Conselho Consultivo da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco apresentou a sua demissão do cargo.
João Castel-Branco da Silveira considera que o órgão a que presidia “foi desconsiderado” e “menorizados os seus membros” no processo que levou ao encerramento das urgências nos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Idanha-a-Nova e de Oleiros.
Numa carta enviada no passado dia 5 de dezembro, ao presidente do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, Vieira Pires, Castel-Branco da Silveira solicita que seja pedida a cessação de funções ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, por considerar que “foram ofendidas competências reconhecidas” do órgão a que presidia em todo o processo.
O médico refere ainda que tomou conhecimento, via Imprensa regional, de uma decisão que “afeta gravemente a prestação de cuidados à comunidade abrangida pela ULS”.
Castel-Branco da Silveira refere ainda na carta a que Gazeta do Interior teve acesso, que “não foram esgotados todos os recursos possíveis na ajuda à tomada de decisão” e sublinha que o Conselho Consultivo da ULS de Castelo Branco não foi sequer ouvido, “conforme a legislação aconselharia”.
O presidente demissionário dirige-se ainda a Vieira Pires e diz que “não desconhece que a decisão de encerramento dos SAP, nos concelhos em causa, fere gravemente, por razões estritamente económicas, pessoas, que residem a distâncias muito próximas da centena de quilómetros da urgência mais próxima”.
João Castel-Branco da Silveira era presidente do Conselho Consultivo, cargo para o qual tinha sido nomeado pela tutela em 15 de março de 2011.
O Conselho Consultivo da ULS de Castelo Branco é composto por sete elementos representativos da comunidade. Neste momento, ainda se aguarda a indigitação de dois desses elementos, representantes das NUTs III, uma vez que após as eleições Autárquicas de setembro, os ex-presidentes das câmaras de Castelo Branco, Joaquim Morão e de Oleiros, José Marques, deixaram de integrar o Conselho Consultivo. Contudo e até ao momento ainda não têm substitutos.

11/12/2013
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video