QUINTA-FEIRA, 24 DE ABRIL, NO CENTRO CULTURAL RAIANO
Viagem a Lisboa aborda experiência dos retornados
O Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, apresenta esta quinta-feira, 24 de abril, a partir das 21h30, o espetáculo Viagem a Lisboa, uma criação de Joana Cotrim e Rita Morais, a partir do texto da escritora Isabela Figueiredo.
Através de uma história ficcional, Viagem a Lisboa procura investigar o passado familiar das artistas e a sua ligação à história recente de Portugal, a partir de um texto original de Isabela Figueiredo colocado em diálogo com o álbum Diz À Mãe Que Está Tudo Bem, do músico Silk Nobre. Daqui resulta um espetáculo-concerto com interpretação dos criadores Fernando Nobre, Joana Cotrim e Rita Morais, a que se juntam João Pedro Vaz, Miguel Nunes e Mónica Garnel.
Em Viagem a Lisboa, a família surge como contexto nuclear para abordar tensões sociopolíticas, como o colonialismo, o racismo e a experiência dos retornados. A chegada a Lisboa de uma geração mais velha a fim de visitar os filhos constituirá o ponto de partida para o desenvolvimento dramatúrgico de duas linhas discursivas fundamentais, que são a história familiar e os conflitos geracionais, investigando as dinâmicas familiares, os silêncios, as dificuldades de comunicação e a passagem do tempo.
O espetáculo resulta de uma coprodução entre O Clube com A Oficina/Centro Cultural Vila Flor (em Guimarães) e o Teatro-Cine de Pombal e está em digressão por diversas salas do País, até 25 de outubro. A apresentação no Centro Cultural Raiano integra a programação da RTCP apoiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes.