NO PRÓXIMO DOMINGO, 27 DE ABRIL, NA BIBLIOTECA DE ALCAINS
Vicente Sanches encerra o Dia Mundial do Livro
O livro Vicente Sanches – Um Género Sui Generis, de Rodrigo Cruz, é apresentado no próximo domingo, 27 de abril, às 15 horas, na Biblioteca de Alcains, instalada no Solar Ulisses Pardal, antiga propriedade do avô de Vicente Sanches.
A obra, editada pela Alma Azul, na sua coleção Em Nome da Beira é um trabalho de mestrado de Rodrigo Cruz, sobre O Teatro de Aforismos de um dos mais relevantes dramaturgos de Língua Portuguesa.
Divido em quatro partes, que são Quem é Vicente Sanches; Uma Proibição Teatral; As Caretas de Uma Atitude Moderna; e Deus e Sanches, o livro tem especial interesse para os que conhecem a obra e a personalidade singular do autor Vicente Sanches, mas também uma oportunidade para os alunos do Professor Pardal, que no Liceu de Castelo Branco, hoje Escola Secundária Nuno Álvares, lhes ensinou Filosofia.
Vicente Sanches é seguramente o autor do Concelho de Castelo Branco com maior projeção nacional, devido à sua colaboração com o cineasta Manoel de Oliveira que adaptou ao cinema o seu texto O Passado e o Presente, filmado na casa do próprio Vicente Sanches, em Castelo Branco, mas também pelas relações literárias que cultivou com nomes importantes da literatura portuguesa, com destaque para o poeta José Régio.
O autor, Rodrigo Cruz, nasceu em 1999. Foi aluno em escolas de Alcains e Castelo Branco. Estudou Direito e Filosofia em Lisboa, onde se formou e elaborou o mestrado sobre Vicente Sanches, no Programa de Teoria da Literatura.
Foi editor da revista Quadrante, colaborou na secção cultural da revista Visão, na equipa de comunicação da Direção-Geral das Artes, e participou nos Encontros de Cinema no Fundão, em 2024.
Tem publicado artigos de literatura e cinema nas revistas Forma de Vida, Colóquio /Letras e Brotéria.
Produziu e realizou a curta-metragem O Céu em Volta.
A apresentação do livro Vicente Sanches – Um Género Sui Generis, em Alcains, conta com o apoio da Junta de Freguesia e encerra o programa do Dia Mundial do Livro 2025 no Concelho de Castelo Branco que tem o seu momento mais relevante esta quarta-feira, 23 de abril, às 18 horas, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), com a apresentação de Livros Extraordinários, numa parceria com a Câmara de Castelo Branco.