SABORES AUTÊNTICOS INSPIRADOS NA TRADIÇÃO
Festival da Chanfana regressa ao Meimão no fim de semana
A Freguesia de Meimão, no Concelho de Penamacor, volta a receber o Festival da Chanfana - Sabores Autênticos Inspirados na Tradição, que é uma iniciativa da MADREC - Associação Desportiva, Cultural e Recreativa do Meimão, com o apoio da Câmara de Penamacor e da Junta de Freguesia do Meimão.
A edição deste ano, que decorre no próximo fim de semana, 12 e 13 de abril, no Largo das Festas da aldeia, dá a conhecer, mais uma vez, a autenticidade dos sabores gastronómicos locais. Esta iniciativa pretende preservar, promover e afirmar a gastronomia local, com a finalidade de dinamizar o desenvolvimento económico do território e fomentar a manutenção dos rebanhos.
No leque gastronómico destaca-se, entre outras iguarias regionais, a chanfana de cabra, confecionada de forma genuína na panela de ferro.
Além da oferta gastronómica, os visitantes podem ainda desfrutar das exuberantes paisagens naturais da Serra da Malcata, associadas ao património natural da região.
O certame é ainda acompanhado de palestras, demonstrações cinotécnicas, exposição de gado, mostras de artesanato e produtos locais, uma caminhada, música e animação de rua, entre muitas outras atividades.
A inauguração do certame está agendada para as 10 horas do próximo sábado, 12 de abril. No mesmo dia, destaque, ainda, para uma palestra sobre cães de rebanho, para demonstrações cinotécnica com cães de guarda Serra da Estrela e de cavalos, para uma mostra de produção de queijo artesanal, para uma degustação de queijos e para as atuações da Tôna Tuna – Tuna Feminina Universitária de Bragança, dos Raya – concerto de música flamenca e do DJ Giga.
No próximo domingo, 13 de abril, o destaque vai para o passeio pedestre Rota da Chanfana, para uma mostra de cães de proteção, para a demonstração culinária Borlhões da Freguesia de Meimão, para degustações de queijos e da típica Canja de Cornos da aldeia e para a atuação do Rancho Folclórico de Penamacor.
A animação de rua, durante os dois dias em que decorre o evento, estará a cargo dos Bordões da Beira, do Grupo de Bombos da Freguesia de Penamacor, do Grupo de Percussão Tamval, do Grupo de Bombos do Rancho do Telhado, do Grupo de Bombos dos Três Povos e do Grupo de Concertinas Pêramocense.
O evento conta, ainda, durante os dois dias com os espaços Chanfachill, para relaxar com música ambiente, e infantil, com insufláveis, pinturas faciais e mascotes, entre outras atividades.