António Tavares
Editorial
Castelo Branco e os Albicastrenses estão de parabéns, uma vez que esta quinta-feira, 20 de março, são comemorados os 254 anos da elevação à categoria de cidade. São já mais de dois séculos e meio de história como cidade, com altos e baixos, como tudo na vida, que no caso de Castelo Branco é bem mais longa, uma vez que as suas origens, como revelam escavações arqueológicas, remontam ao Paleolítico. Ou seja, desde a Pré-História que a zona é habitada.
O programa comemorativo do 254.º aniversário da Cidade de Castelo Branco começa já esta quarta-feira, 19 de março, e prolonga-se até ao próximo domingo, 23 de março. O momento mais simbólico será, sem dúvida, a Assembleia Municipal, no decorrer da qual será entregue a Medalha de Ouro da Cidade a oito personalidades e entidades, mas as atividades também serão muitas, com a música a ter um papel de destaque, mas onde não faltam outras artes, com a apresentação de um livro e a inauguração de um mural, sendo que a vertente da saúde também estará presente, com um passeio pedestre, na Serra da Gardunha, no Louriçal do Campo, a dar as boas-vindas à primavera.
Primavera que chega no calendário, mas que na realidade ainda deverá a dar um ar da sua graça, uma vez que pelo menos até ao próximo fim de semana a chuva e as temperaturas baixas continuam a ser reis e senhores.
Independentemente das condições atmosféricas o momento é de festa e de felicitar a cidade pelo seu aniversário, bem como os Albicastrenses, mas também os que são oriundos de outros locais, por continuarem a resistir e a lutar por engrandecer esta capital de distrito do Interior do País.