NO PRÓXIMO SÁBADO, 22 DE MARÇO, DURANTE UMA HORA
Ródão assinala Hora do Planeta com apagão da iluminação pública
A Câmara de Vila Velha de Ródão, no próximo sábado, 22 de março, volta a associar-se à iniciativa Hora do Planeta, um evento promovido pela organização global de conservação de natureza ANP/WWF, através do desligamento de toda a iluminação pública do Concelho de Vila Velha de Ródão entre as 20h30 e as 21h30, num gesto simbólico que tem como objetivo manifestar o compromisso da autarquia com o Planeta.
Tal como aconteceu na edição de 2024, quando a Câmara foi pioneira ao suspender toda a iluminação pública do Concelho durante uma hora, esta ação pretende dar mais visibilidade a esta causa e consciencializar a população sobre as questões ambientais que colocam em risco o destino da Terra.
A iniciativa conta também com a adesão do Agrupamento de Escolas e das maiores empresas do Concelho.
Assim, durante este período, as empresas Biotek, The Navigator Company, Paper Prime e Roclayer reduzirão a iluminação exterior ao mínimo necessário, para não colocar em causa a segurança das instalações, num gesto de responsabilidade social que pretende demonstrar o seu compromisso para com a sustentabilidade e a redução da pegada ambiental.
Como habitualmente, vão ainda ser desligadas a luzes de alguns dos principais edifícios e espaços do Concelho, como o edifício dos Paços do Concelho, a ponte sobre o Rio Tejo, a ponte pedonal do Enxarrique, o Parque Ambiental do Rio Tejo, o Lagar de Varas do Cabeço das Pesqueiras, a Loja de Cidadão de Vila Velha de Ródão ou o Largo do Mártir.
Este ano, a Infraestruturas de Portugal associa-se também à iniciativa através do desligamento das luzes na Estação Ferroviária de Ródão, sendo a população convidada a juntar-se a esta causa, apagando igualmente a iluminação em casa durante este período.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, realça que “mais do que desligar as luzes durante 60 minutos, o que pretendemos é mostrar que todas as nossas pequenas ações juntas podem contribuir para um grande impacto, como preconizam os promotores da Hora do Planeta”.