CAMINHADAS NA SERTÃ
A Dois Passos do Paraíso
A Câmara da Sertã e o movimento associativo do Concelho, apresentam A Dois Passos do Paraíso, um festival de caminhadas que, de março a junho, pretende por todos a caminhar pelas rotas pedestres sinalizadas do Concelho.
As caminhadas acontecem duas vezes por mês e serão temáticas, contando com guias especializados, como ornitólogos, historiadores, naturopatas, biólogos, entre outros, e, em algumas situações, com demonstrações e representação de atividades que dão mote à caminhada.
A primeira caminhada realiza-se no próximo domingo, 16 de março, em Pedrógão Pequeno, tem como tema Sentir Pedrógão Pequeno e é da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento do Monte da Nossa Senhora da Confiança.
Ainda em março, dia 30, é a vez da caminhada Rural e Ruralidades de outrora, no Amioso, organizada pela ACRAMIOSO – Associação Cultural e Desportiva do Amioso e Centro Cultural do Vilar da Carga.
Dia 6 de abril, no Maxial e Pombas, realiza-se a caminhada Rota dos dois encantos organizada pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Maxial e Maxialinho e Associação Recreativa, Cultural e Desportiva das Pombas.
Na Cumeada, a 13 de abril, é a vez da caminhada Os saberes ancestrais organizada pelo Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo da Cumeada.
Dia 11 de maio, na Quintã, a Associação Cultural e Recreativa dos Lugares Unidos à Quintã organizada a caminhada Contemplar o Zêzere.
Isto enquanto dia 25 de maio, no Castelo, se realiza o Trilho do castelo, organizado pela Associação Cultural e Recreativa do Mourisco.
No Troviscal, a 8 de junho, a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Troviscal, organiza a caminhada Estação da Biodiversidade.
A última caminha está agendada para dia 22 de junho, no Figueiredo, e é organizada pela Associação Cultural e Social da Freguesia do Figueiredo, com o tema Viagem à Pré-história: visita à arte rupestre.
As inscrições para cada uma das caminhadas, que se iniciam sempre às nove horas, devem ser feitas junto das associações promotoras. Os valores variam entre os cinco euros, para crianças dos seis aos 10 anos, e 10 euros a partir dessa idade.