INICIATIVA DA AMATO LUSITANO - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO
Campanha O Futuro Escreve-se Agora assinala Dia da Mulher
O Futuro Escreve-se Agora é o mote da campanha das comemorações do Dia Internacional da Mulher, dinamizada pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD), através da Estrutura de Atendimento, Acompanhamento e Apoio Especializado a Vítimas de Violência Doméstica (EAVD), em articulação com a Câmara de Castelo Branco e através do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Castelo Branco (PMIND).
A campanha tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da visibilidade e valorização das mulheres no mundo das letras e estrutura-se em duas frentes principais, sendo a primeira focada no meio digital, através do lançamento da página de Instagram O Futuro Escreve-se Agora. Esta plataforma on-line tem como propósito não apenas a divulgação de livros de autoras Portuguesas, mas também a promoção de debates e reflexões acerca da igualdade de género, igualdade de oportunidades e combate à discriminação. Além disso, a página de Instagram também pretende aumentar a visibilidade das políticas locais para a igualdade e não discriminação, promover a partilha de recursos e informações sobre estas temáticas, bem como servir como uma plataforma de divulgação de ações e campanhas direcionadas tanto para vítimas de violência doméstica, como para a comunidade em geral, com um foco especial na população mais jovem.
A segunda fase da campanha materializa-se na instalação de cabines de livros, uma em frente à Câmara de Castelo Branco e outra no Largo de Santo António, em Alcains. As cabines vão conter uma seleção de livros de autoras Portuguesas, possibilitando um acesso facilitado à literatura feminina e promovendo o gosto pela leitura. Esta iniciativa conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Castelo Branco e do projeto CLDS 5G Castelo Branco, que disponibilizaram as obras para integrarem estas pequenas bibliotecas comunitárias. Esta segunda parte da campanha contempla ainda a personalização de dois bancos de jardim, um em Castelo Branco e outro em Alcains, situados junto às cabines de livros. Nestes bancos serão inscritas frases de escritoras Portuguesas que simbolizam a luta pela igualdade de direitos e o poder da autoconfiança feminina.