BOMBEIROS AGORA COM NOVE AMBULÂNCIAS
Câmara entrega nova ambulância aos Bombeiros
A Câmara de Castelo Branco ofereceu, dia 3 de março, uma ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, aumentando a capacidade de resposta da corporação que regista cada vez mais ocorrências, principalmente na área da emergência médica.
O presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, justificou este gesto enaltecendo o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e a sua importância no socorro às populações, ao realçar que “são muitas as ocorrências, mas os Bombeiros Voluntários estão sempre presentes, desempenhando um trabalho com competência e altruísmo”, acrescentando que, “enquanto autarcas, sabemos da responsabilidade que temos e reitero a disponibilidade do Município para continuar a apoiar os Bombeiros”.
Atualmente, os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco são constituídos por oito Equipas de Intervenção Permanente, sendo quatro dos Bombeiros e quatro com o apoio da Câmara.
Nesta matéria Leopoldo Rodrigues comentou a recente candidatura efetuada para conseguir uma nova equipa, esperando que tenha um bom resultado. Aliás, recentemente, Leopoldo Rodrigues e o coordenador municipal de Proteção Civil, Amândio Nunes, reuniram-se com o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, onde expressaram, entre outros assuntos, a vontade de ter uma quinta equipa nos Bombeiros, que iria reforçar a disponibilização de meios para dar apoio à comunidade.
Dâmaso Rito, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, agradeceu a ambulância e a colaboração demonstrada por parte da autarquia e destacou que “o trabalho é muito, com um grande número de serviços diários”, relembrando que os Bombeiros Voluntários “têm a mesma formação que os profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”.
Dâmaso Rito corroborou o desejo de ter uma nova Equipa de Intervenção Permanente, pois “há determinados períodos do dia, com mais movimento, em que os elementos são esgotados”. A este propósito, referiu que os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco tiveram, em 2024, 7.162 ativações INEM, o que representa uma média de 20 por dia.
Tiago Neto, comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, viu, naturalmente, com agrado a aquisição desta nova ambulância que permite à corporação dispor agora de nove ambulâncias equipadas para socorro e Desfibrilhador Automático Externo (DAE).
Tiago Neto explicou que estas viaturas “têm um grande desgaste” devido ao elevado número de quilómetros percorridos, havendo uma “contínua necessidade de renovar a frota”.