ARANHAS, NO CONCELHO DE PENAMACOR, MANTÉM TRADIÇÕES
Rosinha vem ao Festival das Varas do Fumeiro
A Festa das Varas do Fumeiro - Ainda Agora Aqui Cheguei vai animar a localidade de Aranhas, no Concelho de Penamacor, na próxima sexta-feira, sábado e domingo, ou seja, de 24 a 26 de janeiro, com gastronomia, festival de folclore, concertos, cantar das Janeiras e artesanato. Trata-se de um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores das Aranhas.
O programa começa com a inauguração, na próxima sexta-feira, 24 de janeiro, às 17h30, sendo que a partir daí e até às 21h30 haverá animação com as Concertinas do Vale do Tejo, Os Polícias do Fumeiro e Os Folkings. Às 21h30, na Igreja Matriz, realiza-se o concerto com Flávia Pereira. A partir das 22 horas o teatro de rua está de regresso com Os Polícias do Fumeiro. A música regressa às 22h30, com o concerto de Magenta, no Largo da Igreja e a partir das 23 horas há animação musical itinerante com os Trovadores da Beira.
No próximo sábado 25 de janeiro, entre as 11 e as 15 horas a animação é assegurada pelos Bombos de Penamacor. Os Arrebimbas Concerinas da Boidobra e Titanha & Tia Olívia.
Às 15 horas são cantadas as Janeiras, pelo Grupo de Acordeonistas do Concelho, Bordões da Beira e Orquestra de Acordeões da Academia de Musica e Dança do Fundão e Pólo de Penamacor
Depois tem lugar um momento alto que consiste no desfile das varas, do leilão do fumeiro e da leitura da carta a cargo de Cristóvão Galvão e Bruno Carvalho
Das 16 horas às 21h30 a animação será oferecida pelos Picadinhos da Concertina, Bordões da Beira, Titanha & Tia Olívia, Trelinkómartelo e Fanfarões da Beira.
Rosinha sobe ao palco, às 21h30, no Largo da Igreja, para um concerto e a partir das 22h30 há animação musical itinerante com Viradio.
Domingo, 26 de janeiro, das 11 às 15 horas andam pelas ruas os Zabumbas de Alpedrinha, o duo musical Diogo Acordeonista e Marco Marques e os Fotógrafos do Fumeiro.
Às 15 horas, no Largo da Igreja, começa o XXIV Festival de Folclore, que conta com a participação do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, do Algarve; Grupo Coral e Etnográfico Os Ceifeiros de Cuba, do Baixo Alentejo; Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia, do Minho; Rancho Folclórico do Vale de Santarém, do Ribatejo: Asociación Folklórica Cultural U Fresnu, de Espanha; e Rancho Folclórico de Aranhas, da Beira Baixa.
Das 16 às 19 horas a animação itinerante é assegurada pelos Fotógrafos do Fumeiro e Frederico Alves & Amigos do Fole.