Câmara apoia várias obras em Tinalhas
A Câmara de Castelo Branco celebrou contratos interadministrativos com a Junta de Freguesia de Tinalhas para suportar as despesas de quatro intervenções. As obras representavam um enorme esforço financeiro para a Junta e, por esse motivo, a Câmara disponibilizou um apoio financeiro total de 387.269 euros.
A requalificação urbana do Largo da Filarmónica, com um apoio de 162.067 euros, de acordo com a Câmara “é uma obra muito desejada pelos Tinalhenses, que aguardam a sua conclusão há cerca de três anos, uma vez que a empresa inicialmente adjudicada para a empreitada declarou insolvência e abandonou os trabalhos. Houve, assim, a necessidade de fazer o levantamento dos trabalhos em falta pelo arquiteto responsável pelo projeto, justificando-se um reforço do valor, dando lugar ao segundo aditamento ao contrato interadministrativo inicial, para fazer face à conclusão dos trabalhos”. É ainda adiantado que “o Largo da Filarmónica situa-se na entrada principal de Tinalhas e serve a população nos seus diversos eventos, acolhendo, ao longo do ano, várias atividades de cariz social e cultural, pelo que se pretende a sua reabilitação e conservação para uma utilização futura mais aprazível”.
No que se refere à requalificação do edifício sede da Junta de Freguesia, com um apoio de 104.940 euros, é adiantado que “esta requalificação é significativa e crucial para modernizar e adaptar as instalações às exigências atuais, dado que o edifício foi construído no princípio dos anos 80 e nunca sofreu qualquer tipo de intervenção. A remodelação do imóvel visa dar melhores condições quer para quem se desloca àquelas instalações, quer para quem ali trabalha, melhorando as questões de acessibilidade, visto que todos os serviços se encontram no primeiro andar, onde para aceder é necessário subir 20 escadas”.
Já no respeitante à construção de Capela para Santuário Motard, com um apoio de 58.300 euros, passa pela “construção de uma pequena capela para acolher a imagem de São Rafael, santo padroeiro dos motociclistas, que funcionará como um Santuário Motard. Será erguida no Largo da Filarmónica, onde já está uma estátua de São Rafael e uma estátua do padre motard Zé Fernando, pretendendo-se alcançar uma maior projeção nacional e internacional da cultura motard que se tem afirmado na aldeia”.
Por seu lado a ampliação e requalificação da sede da Associação Desportiva de Caça e Pesca, tem um apoio de 61.962 euros e é afirmado que este edifício “já se encontra com alguma degradação, sendo necessário ampliá-lo e requalificá-lo, dotando-o de melhores condições de fruição e satisfazendo as necessidades de quem o frequenta. O equipamento, que funciona como pólo recreativo comunitário local, apresentará instalações renovadas, ao nível do pavimento, paredes, cobertura, instalação elétrica, isolamento térmico, pinturas exteriores e interiores e colocação de calçada no passeio”.