| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1876 - 1 de janeiro de 2025

UM ANO COM FERIADOS PARA DESCANSAR E ALGUMAS PONTES
Dos 13 feriados de 2025 só três são ao fim de semana

O próximo ano tem 13 feriados obrigatórios, sendo que apenas três calham ao fim de semana, sendo um deles ao sábado, que é o Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, enquanto os outros dois são ao domingo, tratando-se da Páscoa, a 20 de abril, e o Dia da Implantação da República, a 5 de Outubro.
Claro está que ao longo de 2025 há a possibilidade de vários fins de semana prolongados. Uns pelo facto de haver um feriado à sexta ou à segunda-feira, outros pelo recurso à tradicional ponte.
Como sempre o primeiro dia do ano é feriado, já esta quarta-feira, 1 de janeiro.
No que respeita a fins de semana prolongados, o primeiro é em abril, de 18 a 20, com o tradicional fim de semana de Páscoa, que começa com a Sexta-Feira Santa.
Logo na semana seguinte surge outro fim de semana prolongado, uma vez que com o feriado do 25 de Abril à sexta-feira, surgem três dias de descanso.
Depois há que esperar até meio de agosto, quando o Dia de Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto, calha a uma sexta-feira, dando lugar a um fim de semana prolongado de três dias.
Os fins de semana prolongados só regressam no último mês do ano, com os feriados de 1 de dezembro, Dia da Restauração da Independência, e 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, uma vez que ambos calham à segunda-feira.
Claro está que em 2025 também há a possibilidade de ganhar uns dias de descanso extra com o recurso a pontes.
Assim, em março, com a terça-feira de Carnaval, dia 4, com uma ponte podem ser criados quatro dias de descanso.
Em maio, como o Dia de Trabalhador, 1 de maio, é numa quinta-feira, é possível mais um descanso extra, ficando-se com um fim de semana de quatro dias. Isto para generalidade das pessoas, porque os Albicastrenses, com duas pontes, a 2 e a 5 de maio, podem gozar uma mini-férias de seis dias, de 1 a 6 maio. Isto é possível devido ao Feriado Municipal de Castelo Branco, a terça-feira da Romaria da Nossa Senhora de Mércoles, a 5 de maio.
Já o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a 10 de Junho, calha numa terça-feira, pelo que com uma ponte à segunda-feira, lá ficam quatro dias.
Logo na semana seguinte, como o Corpo de Deus, a 19 de junho, numa quinta-feira, o fim de semana também pode ser prolongado por quatro dias, com uma ponte à sexta-feira.
Em 2025, o Natal é numa quinta-feira, o que faz com que uma ponte à sexta-feira permita quatro dias de descanso, que podem ser ampliados para cinco, para quem tiver tolerância de ponto no dia 24 de dezembro.
António Tavares

31/12/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
11/12 a 28/02
As plantas na obra poética de Luís Vaz de CamõesCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
08/01 a 31/01
A Arte do LixoFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video