Edição nº 1875 - 25 de dezembro de 2024

Jardim-Escola João de Deus faz Festa de Natal

Olá, somos as crianças do Jardim-Escola João de Deus de Castelo Branco, e vimos referir que a nossa Festinha de Natal 2024, festejou-se no dia 3 de dezembro pelas 15 horas, no Cine Teatro Avenida, e foi um êxito!!!
O cenário como já vem sendo hábito, era alusivo ao conto.
Nós crianças estávamos contentíssimas e a nossa família de lágrima no olho!
Este ano resolvemos executar uma ode ao Sonho, em acreditar no bom que há em cada um de nós e na Amizade, através do conto Grinch.
Porque para nós Natal é muito mais que presentes, é valorizarmos as coisas simples da vida como um abraço, um sorriso, dar uma ajudinha a quem mais precisa, uma palavra de consolo ou de motivação... tal como diz Antoine Saint- Exupéry “é só com o coração que conseguimos ver corretamente, o essencial é invisível aos olhos”.
Iniciámos com uma homenagem à educadora Maria Afonso, que é a primeira a reformar-se desta Família João de Deus. Primeiro as nossas bailarinas presentearam-nos com uma coreografia. Seguiu-se o coral com o Hino Nacional e o do nosso Jardim-Escola, com todos em palco e perseguindo-se a peça musical.
O 4.º Ano do 1.º Ciclo foram os narradores e tivemos duas personagens principais: o Grinch e a Cindy Lou.
À medida que ia decorrendo a história, também se ia projetando a mesma, e as cenas iam aparecendo, as quais eram ilustradas e cantadas por cada grupo de crianças.
Assim, as crianças dos cinco anos de idade trajavam várias atividades laborais de uma vila e cantaram O Pai Natal está a chegar, as dos 4.º ano do 1.º Ciclo, as raparigas iam todas de Cindy Lou e os rapazes de Grinch, e cantaram em inglês Mr Grinch; as do 3.º ano do 1.º Ciclo trajavam como os coros natalícios e cantaram Já nasceu o Salvador; as dos três anos de idade vestiam todas um pinheirinho e cantaram Os pinheiros de Natal; as dos dois anos de idade da Sala C levavam camisola encarnada, os rapazes gorro de Pai Natal e, as meninas laçarotes encarnados ou bandoletes natalícias, e cantaram É Natal, é Natal também todas levavam uma sineta que abanavam ao ritmo; as do um ano de idade Sala A, subiram ao palco com as suas mamãs ou papás e iam trajadas como as anteriores, cantaram Bate o pé…, e todas tinham um guizinho no pulso que abanavam com os gestos; as dos um e dois anos de idade da Sala B também levavam camisola encarnada, os rapazes gorro de Pai Natal e, as meninas laçarotes encarnados ou bandoletes natalícias, cantaram O Natal está a chegar; as dos quatro anos de idade iam todas de pijama e cantaram Manhã de Natal; as do 2.º Ano do 1.º Ciclo iam todas trajadas com profissões próprias de uma vila e cantaram Põe um ar festivo; por último as do 1.º Ano do 1.º Ciclo levavam fato festivo e cantaram Dançando à volta do pinheiro.
Terminámos com as canções natalícias em inglês e o Hino João de Deus, projetando-se ao mesmo tempo o nosso Postal Natalício com um pequeno excerto do nosso dia a dia no nosso Jardim-Escola João de Deus, a nossa segunda casa!!!
Nesta pequenina divulgação, esperamos ter contribuído, como a nossa diretora costuma dizer-nos tal como Harry Benjamin proferia, que nós lhe oferecemos o seguinte: “não acrescentamos dias à sua vida, mas vida aos seus dias!”.

24/12/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video