| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1873 - 11 de dezembro de 2024

Penamacor inaugura obras do Castelo e da Zona Histórica

Penamacor inaugurou as obras de requalificação do Castelo e da Zona Histórica de Penamacor, na presença do secretário do Turismo, Pedro Machado, e do vogal executivo da Comissão Diretiva do Centro2030, Luís Filipe. Esta requalificação teve um custo de cerca de um milhão de euros de investimento, financiados pelo Portugal 2020. Durante a intervenção foram remodelados os acessos e o interior do Castelo, desde as redes de água e saneamento às telecomunicações, e também intervencionados os imóveis que são do domínio público naquela zona, nomeadamente a antiga Domus Municipalis, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem. Foi, igualmente, criado um anfiteatro junto à Torre de Menagem.
Durante a inauguração, o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, frisou que este é um “local paradisíaco, agora ainda mais bonito,” e que esta intervenção teve como objetivo capacitar e potenciar o turismo na vila. “O caminho das aldeias históricas entre Monsanto e Sortelha passa por Penamacor. É a única estrada e estamos, também, a 12 quilómetros da fronteira com os nossos vizinhos espanhóis. Esta intervenção teve a comparticipação parcial do Centro 2020 e temos já um pacote de investimentos ambicioso para o Portugal 2030”, afirmou, salientando a relação saudável com o Turismo e com a CCDR. “Esta obra tem sido acompanhada pelo investimento de muitos empresários na Zona Histórica na área do alojamento local”, terminou.
Já Luís Filipe defendeu que esta é uma “obra muito importante” e “que será uma âncora para o território naquilo que vai ser a capacidade de criar valor”. Para o responsável, a requalificação permite “reforçar o papel do património” e representa um “forte apoio aos empresários que encontram aqui um meio propício ao investimento na área do turismo”. A terminar afirmou esperar “manter o trabalho em rede com a Câmara de Penamacor”.
Pedro Machado realçou que esta “requalificação é um contributo inestimável para qualificar a vida das pessoas de Penamacor”, já que com estas obras também se está a cuidar da comunidade. “Uma comunidade que tem o seu património requalificado e que permite a visitação com esta qualidade é uma comunidade que recebe melhor os nossos turistas”. Pedro Machado lembrou, ainda, o potencial que existe no turismo do Interior. “Parte do que Portugal tem para oferecer assenta nestes territórios. É um ativo estratégico que o País não pode ignorar. O Turismo está disponível e quer continuar a ajudar”, terminou.
Com esta empreitada pretende-se a valorização do espaço urbano e do património histórico-cultural da sede do Concelho, pretendendo-se, igualmente, conferir uma nova imagem a Penamacor e, consequentemente, aumentar a sua atratividade/competitividade. Espera-se, igualmente, que a iniciativa privada acompanhe o investimento público ao nível da requalificação dos imóveis particulares.

11/12/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
11/12 a 28/02
As plantas na obra poética de Luís Vaz de CamõesCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video