| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1871 - 27 de novembro de 2024

NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO SALVADO
Comemorações recordam 500 anos do nascimento de Camões o maior génio da poesia portuguesa

As Comemorações Camonianas - Camões Mito, Figura, Génio – 500 anos do Nascimento de Luís de Camões, promovidas pela Câmara de Castelo Branco, com a colaboração da Biblioteca Municipal António Salvado e organizadas por Paulo Samuel, arrancaram na passada quarta-feira, 20 de novembro, na Biblioteca Municipal António Salvado, com a sessão de abertura a ser antecedida pelo descerramento de um busto de Luís de Camões, que estava numa arrecadação da Câmara de Castelo Brando e que foi restaurado. Trata-se de um busto em terracota, patinada, exibindo revelado na parte central o facies do Adamastor. O busto, de autor desconhecido, assenta sobre um livro fechado, alusão direta a Os Lusíadas.
Na mesma ocasião foi também apresentado o livro-catálogo da iniciativa que, refira-se, se prolonga até dia 13 de dezembro, com várias conferências, ao que se juntam as artes performativas, assim como foi inaugurada a Exposição Bibliográfica e Iconográfica sobre Luís de Camões.
Na sessão de abertura, Paulo Samuel realçou que as Comemorações Camonianas “é uma marca importante que a Câmara de Castelo Branco apoiou e patrocinou”, para de seguida “focar um ponto importante que considero essencial em Castelo Branco”, ao defender que “a Biblioteca teve ser o fulcro das realizações culturais da cidade e mesmo da Região” e acrescentou que “esta biblioteca deve ser a expressão de uma identidade cultural Albicastrense”, tanto mais que “a Biblioteca, no que conheço, permite que haja toda uma dinâmica, que esteja sempre em movimento, com iniciativas”.
Na conferência inaugural, Rita Marnoto, abordou o tema Estudo, experiência, engenho. Camões poeta e viajante, com o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, a revelar, no final, que estava “deliciado” com a apresentação, que foi “uma viagem pela poesia de Camões. Uma viagem pelo Mundo, tal como Camões fez”.
O programa das Comemorações Camonianas continua esta quinta-feia, 28 de novembro, a partir das 17h30, com Paulo Samuel a abordar o tema Camões, a Escola Nova e a hermenêutica d’ Os Lusíadas. Isto enquanto na próxima sexta-feira, 29 de novembro, às 18 horas, Abel de Lacerda Botelho apresenta a conferência A mensagem de Luís Vaz de Camões n’ Os Lusíadas, aos lusos e a toda a humanidade.
No que respeita às representações performativas, esta quinta-feira, 28 de novembro, a partir das 18h30, o Váatão Teatro de Castelo Branco apresenta uma junção de poesia, música e teatro, com o espetáculo Ecos de Camões: Uma Aventura nos Versos.
De referir, ainda, que ao longo do programa, no átrio da Biblioteca Municipal António Salvado está a ser projetado o vídeo Camões em 53 imagens.
António Tavares

27/11/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video