Projeto Creativity estaciona junto à Casa de Artes e Cultura do Tejo em Ródão
Vila Velha de Ródão recebe, entre 25 e 27 de novembro, o projeto itinerante Creactivity, um espaço que propõe oficinas destinadas às crianças e jovens entre os seis e os 16 anos, concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade junto da comunidade escolar e familiar e fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples.
Promovido pelo BPI e a Fundação La Caixa, através do seu programa EduCaixa, com o apoio da Câmara de Vila Velha de Ródão, o Creactivity ganha vida dentro de um autocarro estacionado junto à Casa de Artes e Cultura do Tejo, que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida. O veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos realizarem.
O espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades, como a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion.
Caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativo, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências mais transversais também são trabalhadas, como hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e criação e realização de projetos.
As oficinas destinam-se a grupos de alunos dos ensinos Básico e Secundário, entre os seis e os 16 anos, bem como a grupos familiares. Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados. As sessões têm uma duração estimada de 75 minutos.