Junta já tem projetos vencedores do Orçamento Participativo
Os projetos vencedores do Orçamento Participativo 2024/2025 – Lugares de Diferença, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, já são conhecidos.
Recorde-se que o Orçamento Participativo propunha-se apoiar dois projetos de integração comunitária de pessoas com limitações e capacidades específicas e especiais, denominado Integrar as Diferenças.
Aprovados em reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia, realizada no dia 11 de novembro, os dois projetos vencedores, deverão começar a ser implementados pelos proponentes entre o último trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025 com acompanhamento e supervisão do executivo da Junta de Freguesia.
Um dos projetos vencedores foi o Cicloturismo IN, da Associação de Cicloturismo de Castelo Branco. Um projeto que pretende permitir que pessoas com limitações congénitas ou adquiridas, especialmente pessoas com deficiência visual, possam participar da atividade de cicloturismo com o apoio de um guia, através da utilização de cinco bicicletas tandem, numa conjunção com as escolas da Freguesia de Castelo Branco e associações especializadas nestas áreas, nomeadamente a Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal (ACAPO), que será parceira privilegiada.
O outro projeto vencedor foi o Andebol 4Kids, da Associação Desportiva Albicastrense (ADA), que propõe-se propiciar a prática da modalidade de andebol a pessoas com deficiência, no sentido de promover a inclusão e a igualdade no desporto, gerando, assim, oportunidades para que todos possam participar e competir, independentemente das suas limitações físicas ou outras. O Projeto será implementado por monitores/treinadores/técnicos com competências específicas na área de integração de pessoas com deficiência. Para além da Federação Portuguesa de Andebol, serão parceiros neste projeto as escolas e estruturas associativas da Freguesia de Castelo Branco, nomeadamente a Associação de Apoio à Criança e o Centro Artístico Albicastrense (CAA).
O valor do financiamento de cada projeto será de cinco mil euros.