ATÉ 13 DE DEZEMBRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO SALVADO
Comemorações Camonianas começam esta quarta-feira
As Comemorações Camonianas - Camões Mito, Figura, Génio – 500 anos do Nascimento de Luís de Camões têm início esta quarta-feira, 20 de novembro, prolongando-se até 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco. A atividade é promovida pela Câmara de Castelo Branco, conta com a colaboração da Biblioteca Municipal António Salvado e foi organizada por Paulo Samuel.
A sessão de abertura está marcada para as 17h30 e às 18 horas é inaugurada a Exposição Bibliográfica e Iconográfica. A partir das 18h30 realiza-se a conferência Estudo, experiência, engenho. Camões poeta e viajante, que tem como oradora Rita Marmoto.
O programa, para além da conferência da sessão de abertura contará com outras, sendo que a seguinte se realizará dia 28 de novembro, a partir das 17h30, com Paulo Samuel a abordar o tema Camões, a Escola Nova e a hermenêutica d’ Os Lusíadas. Dia 29 de novembro, às 18 horas, Abel de Lacerda Botelho apresenta a conferência A mensagem de Luís Vaz de Camões n’ Os Lusíadas... Em dezembro, dia 4, às 18 horas, Manuel Ferro, realizará a conferência Camões: face identitária da cultura e do povo português, seguindo-se, dia 5 de dezembro, às 17 horas, Virgílio Dias, com o tema Das edições iniciais d’ Os Lusíadas à edição anotada de 2020. Dia 11 de dezembro, às 18 horas, a conferência As comemorações camonianas em Castelo Branco no final de novecentos e inícios do séc. XX – Impacto social e cultural, será proferida por Adelaide Salvado. Dia 13 de dezembro às 17h30, Isabel Rio Novo, apresentará o tema Uma biografia de Luís Vaz de Camões, sendo que no mesmo dia, mas a partir das 18h30, José Carlos Seabra Pereira, será o orador da conferência Camões - um horizonte de plenitude para a pena
O programa das Comemorações Camonianas também inclui representações performativas. Assim, dia 28 de novembro, a partir das 18h30, sobe ao palco o Váatão Teatro de castelo Branco e dia 11 de dezembro, a partir das 19 horas, será a vez do Mimabô Teatro.
As leituras de líricas também marcam presença na programação, no dia 10 de dezembro, com leituras pelos alunos da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) e dos agrupamentos de escolas, às 17 e às 19 horas.
Ao longo de todo o programa, de 20 de novembro a 13 de dezembro, todos os dias, no átrio da Biblioteca será projetado o vídeo Camões em 53 imagens.