António Tavares
Editorial
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado esta quinta-feira, 14 de novembro, sob o lema Diabetes e Bem Estar.
Com a comemoração deste dia, o que se pretende é consciencializar para as consequências negativas da diabetes na vida das pessoas, sensibilizando-as para manterem um estilo de vida saudável. Por outro lado, também se pretende chamar a atenção para a importância das políticas públicas para a prevenção e tratamento da diabetes.
Refira-se que na escolha do dia 14 de novembro para assinalar o Dia Mundial da Diabetes esteve a data de aniversário do médico Canadiano Frederick Banting, que em conjunto com o médico Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina, em 1921.
A diabetes afeta em Portugal cerca de um milhão de pessoas, o que representa uma taxa de 12,4 por cento, o que faz com que seja o país da Europa Ocidental com maior prevalência da doença.
Esta é uma doença que continua em crescimento, bastando ter em atenção que se atualmente afeta 366 milhões de pessoas a nível mundial, prevê-se que esse número chegue aos 552 milhões já em 2030.
As estatísticas revelam também números assustadores, ao apontarem para que em todo o Mundo morra uma pessoa a cada sete segundos, devido a esta doença.
Ou seja, a diabetes é um flagelo que é urgente travar, quer pela mortalidade, quer pela perda de qualidade de vida que atinge os diabéticos, pelo que a prevenção deve ser a base de uma intervenção prioritária.