Horácio Brás Jorge lança Tinalhenses
O livro Tinalhenses, da autoria do Tinalhense, investigador, professor, artesão, genealogista, encenador e escritor Horácio Brás Jorge foi apresentado dia 26 de outubro, no recinto da Rainha Santa Isabel, em Tinalhas.
A apresentação da obra coube a Vítor Carvalho, que destacou “a importância que Horácio Brás Jorge dá à sua aldeia, onde nasceu e agora vive. Homem multifacetado e dinâmico, têm três obras sobre Tinalhas, que são Tinalhas, Meu Berço, Minha Raiz, de 1996; De Sol a Sol, de 2013; e Tinalhenses, de 202
Acrescentou que “para a feitura deste livro, foram investigados os registos paroquiais de Tinalhas, livros de batismos, casamentos e óbitos desde o século XVII até à atualidade. Foi feito um estudo das famílias, origem e evolução, ou seja, foi feita uma análise rigorosa nas recolhas para a elaboração do livro”. Vítor Carvalho referiu-se ainda às “referências históricas da aldeia de Tinalhas, como os Viscondes de Tinalhas que foram três e o Padre Estêvão Dias Cabral” e concluiu que “aguardamos o quarto livro de Horácio Brás Jorge sobre Tinalhas”.
A sessão contou com uma atuação do grupo musical de música erudita coordenado por Diogo Apolinário.
No final foi exibido um filme com quatro testemunhos de pessoas com raízes em Tinalhas e foram lidos excertos do livro por jovens de Tinalhas.