Docentes do Distrito debatem Educação em Castelo Branco
A Assembleia Distrital de Castelo Branco do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) reúne, na próxima sexta-feira, 15 de novembro, a partir das 18 horas, nas instalações da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em Castelo Branco.
O encontro reunirá educadores e professores de todos os níveis e graus de ensino, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior; e setores, do público ao privado, passando pelo social.
Para além do balanço da ação realizada em 2024, haverá a apresentação, debate e aprovação do Plano de Atividades Distrital para 2025.
Um dos pontos principais da reunião distrital magna recairá sobre a análise política, social, económica e sindical. Neste âmbito, serão abordados aspetos relacionados com o ensino não superior, merecendo destaque a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), do qual o processo negocial está em curso, bem como a gestão e administração escolar, o concurso de docentes, os efeitos na carreira do acordo firmado entre a FNE e o MECI e a mobilidade por doença. Em relação ao Ensino Superior, será objeto de debate a revisão dos estatutos e a necessidade de encontrar soluções para a precariedade existente em cada um dos subsetores universitário e politécnico.
Os setores privado e social terão também o seu momento com o que se antevê a nível das negociações dos Contratos Coletivos de Trabalho (CCT) dos ensinos artístico, particular e profissional, das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e das misericórdias. O encontro servirá ainda para uma reflexão em torno do Orçamento do Estado para a Educação, Ciência e Investigação, e as negociações na administração pública.
Antes da Assembleia Distrital, às 17h30, realiza-se a reunião de Direção Distrital, que juntará os dirigentes do Distrito de Castelo Branco.