António Tavares
Editorial
O Mercado Municipal de Castelo Branco, mais conhecido como Praça, vai ser alvo de um novo projeto de requalificação, de modo a que este espaço localizado bem no centro da cidade ganhe uma nova vida.
O projeto foi apresentado e resta agora aguardar que as alterações sejam concretizadas, para mais tarde se perceber se de facto os objetivos foram atingidos.
Será, sem margem para qualquer dúvida, uma Praça bem diferente daquela que existe atualmente e mais ainda daquilo que já foi, quando era um ponto de referência.
Longe vão os tempos em que a Praça era o local onde se faziam praticamente todas as compras, desde a carne, aos produtos hortícolas, passando, claro está, pelo peixe fresco, que era comercializado num espaço à parte, que está fechado há vários anos.
Nesses tempos a Praça tinha uma movimentação constante, todos os dias, e além de local de compras era também um ponto de convívio, onde muitas pessoas mantinham a conversa em dia.
Ou seja, mais que um espaço comercial, era um espaço social, como havia poucos.
Com o passar do tempo e com as alterações surgidas, devido à abertura de supermercados e grandes superfícies, quase tudo isso se perdeu. Ao mesmo tempo, também a degradação do espaço avançou. Devido a isso a Praça foi requalificada, mas não conseguiu recuperar o fulgor de outros tempos.
Algo que se espera agora alcançar, com algumas alterações que vão para além da vertente comercial. Pode ser que seja desta que a Praça volte a ter a dignidade e a notoriedade que merece.