João Belém
MENTES ABERTAS VERSUS MENTES FECHADAS
Um coração aberto é uma mente aberta.
Dalai Lama
O filósofo e classicista americano Allan Bloom (1930-1992) falou sobre o assunto da retidão política no seu livro “The closing of the American Mind “manifestando-se contra a alimentação gota a gota do politicamente correto que segundo ele abafa o debate e as interações intelectuais.
“Mentes que se fecham” refere-se a pessoas que se tornam inflexíveis nas suas ideias, crenças ou perspetivas, rejeitando novas informações ou pontos de vista diferentes. Esse encerramento mental pode ser resultado de medo, preconceito, resistência à mudança ou apego a uma visão de mundo limitada. Pessoas com “mentes fechadas” tendem a evitar o diálogo aberto, ignorar factos que contradizem suas crenças e recusar-se a reconsiderar as suas opiniões, mesmo diante de evidências convincentes.
Ray Dalio, investidor e fundador do fundo de investimento Bridgewater Associates no seu livro “Princípios” fala muito sobre uma característica importante e que sempre procurou desenvolver, que é a de ter a mente aberta.
Aprender e desenvolver novos conceitos, mesmo que no princípio não se concorde com eles, é uma habilidade fundamental para se ter na vida.
Segundo Dalio, existem sete diferenças entre pessoas de mente aberta e mente fechada. Assim:
1) Ideias desafiadoras
Pessoas de mente fechada não querem nem gostam de ter as suas ideias desafiadas ou questionadas. Pessoas de mente aberta procuram o desafio.
2) Afirmações x Perguntas
Pessoas de mente fechada têm uma tendência muito maior de fazer afirmações de modo muito firme e seguro do que de fazer perguntas.
Pessoas de mente aberta sabem que sua opinião só tem realmente mais peso se forem especialistas naquele assunto.
3) Compreensão
Pessoas de mente fechada gastam a maior parte do seu tempo e energia fazendo com que os outros as entendam.
A reação da pessoa de mente aberta, ao encontrar uma objeção, é de imediatamente mudar o canal de “apresentação” para “compreensão”, fazendo perguntas e tentando entender o ponto de vista do outro.
4) Posso estar errado, mas…
Pessoas de mente fechada, para demonstrar humildade ou para parecerem abertas, dizem com frequência coisas como “Posso estar errado, mas… aqui vai minha opinião”.
Essa é uma grande diferença em relação às pessoas de mente aberta, que sabem quando trocar de canal entre fazer perguntas/descobrir/entender e fazer afirmações com convicção.
5) Fique quieto!
Pessoas de mente fechada bloqueiam os outros, de forma aberta, direta e clara, ou indireta e mais discreta.
Pessoas de mente aberta estão mais interessadas em ouvir.
6) Duas ideias
O cérebro da maior parte das pessoas funciona assim – uma vez que uma ideia ou opinião entra na cabeça da pessoa, nada mais que questione ou reveja aquilo entra.”
Pessoas de mente aberta conseguem entender e aceitar ideias contrárias de outras pessoas sem perder a habilidade de pensar por conta própria.
7) Humildade
Enquanto as pessoas de mente fechada buscam apenas demonstrar segurança aos outros via sua forma de falar, as pessoas de mente aberta buscam, no fundo, conseguir mais segurança para entender se o que estão falando ou decidindo está realmente correto.
Essas são as sete características das pessoas mente aberta x mente fechada, de acordo com Dalio.
Concluindo penso que devemos conseguir ter sempre uma atitude mais proativa, positiva, consistente e consciente em relação a nós, ao nosso progresso pessoal e profissional e à forma de encararmos o mundo das pessoas à nossa volta.