| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1866 - 23 de outubro de 2024

ULS dinamiza campanha de imunização ao VSR

Os serviços de Obstetrícia e Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) iniciaram, dia 15 de outubro, a Campanha de Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para a época 2024-2025, inoculando com a vacina seis bebés.
Recorde-se que a Direção Geral da Saúde (DGS) adianta que a VSR é uma causa muito comum de infeção em idade pediátrica, responsável por epidemias sazonais anuais que, nos climas temperados, ocorrem geralmente entre outubro e março, coincidindo com outros vírus respiratórios e gastrointestinais, representando uma sobrecarga importante para os serviços de saúde.
Transmite-se com a introdução do vírus através do nariz, olhos ou boca depois do contacto com secreções ou objetos que contêm os vírus, sendo que, geralmente, o período de incubação varia entre dois e oito dias. Os sintomas mais frequentes são secreções nasais e oculares, tosse, pieira, febre, dificuldade em respirar, prostração e diminuição do apetite.
A implementação de uma estratégia de imunização contra este vírus permitirá oferecer proteção a crianças, ao nascimento ou até aos oito meses. O objetivo é prevenir a doença grave e a hospitalização por VSR, em crianças que vão viver a sua primeira época VSR ou que apresentam risco acrescido para doença grave causada por este agente.
Assim, são alvo da imunização crianças nascidas no período de 15 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025, fazendo a imunização na maternidade do Hospital Amato Lusitano (HAL), após o nascimento; crianças nascidas no período de 1 de agosto a 14 de outubro de 2024, que serão convocadas para serem imunizadas nos centros de saúde da área de residência; crianças com risco acrescido de doença grave por VSR, a entrar na segunda época de circulação do vírus, até aos 24 meses, que serão imunizadas na consulta de profilaxia do VSR.
A ULSCB adianta que desde início do ano “nasceram cerca de 380 bebés na nossa Maternidade e, cerca destes 100 bebés nascidos a partir de 1 de agosto, vão ser convocados pelos centros de saúde, para a administração da vacina”.

23/10/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
16/10 a 11/11
Chiribi Tátá TátáMuseu do Canteiro, Alcains
tituloNoticia
30/10
Roadshow Plug into KnowledgeAuditório da Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video