INGESTÃO DE KOMBUCHA
CATAA procura participantes para estudo
A equipa de investigação do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) está a recrutar participantes para um estudo clínico que tem como objetivo avaliar o impacto do consumo diário de Kombucha na saúde. O estudo, aprovado pela Comissão de Ética do CATAA, faz parte do projeto europeu Fusilli, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.
Podem participar no estudo pessoas entre os 18 e 60 anos, com um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 34,9 kg/m².
No âmbito do estudo, as pessoas deverão consumir 330 mililitros de Kombucha por dia, durante um mês. Serão realizadas análises de sangue, fezes e urina no início e no final, sendo todas as colheitas supervisionadas por profissionais de saúde. As consultas e colheitas serão feitas em Castelo Branco, Covilhã e Coimbra.
Este estudo não envolve a administração de medicamentos. Os participantes deverão apenas de consumir a Kombucha diariamente, e os seus dados serão tratados com total confidencialidade e privacidade, estando garantido o anonimato. Além disso, terão acesso aos resultados globais da sua avaliação nutricional e metabólica.
O objetivo principal do estudo é investigar como o consumo de Kombucha influencia a microbiota intestinal, bem como os parâmetros metabólicos, antropométricos e a função hepática. O estudo pretende contribuir para o aumento do conhecimento científico sobre os potenciais efeitos desta bebida fermentada.
Para mais informações e inscrições o contacto deve ser feito através do endereço eletrónico nutricao@cataa.pt.