ATÉ 13 DE SETEMBRO
Plano de Ação Climática está em consulta pública
A proposta do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) de Proença-a-Nova está em discussão pública até dia 13 de setembro, podendo ser consultada na página oficial da Câmara de Proença-a-Nova.
Durante o período de consulta, qualquer interessado poderá apresentar os seus contributos, através de comunicação escrita, desde que esta contenha nome completo, morada ou sede, número de identificação fiscal e o respetivo endereço de correio eletrónico, dando, neste caso, consentimento para que este seja utilizado para efeitos de notificação.
Os contributos apresentados devem ser remetidos para o endereço da autarquia ou para o endereço eletrónico doua@cm-proencanova.pt. Toda a documentação que abrange este tema, além de se encontrar disponível para consulta na página on-line da Câmara, também pode ser consultada de forma presencial, junto da Divisão de Obras, Planeamento Urbano, Ambiente e Cadastro, nos dias úteis, das nove horas às 12h30 e das 13h30 às 17 horas.
Segundo a proposta apresentada pela Câmara, os principais objetivos prendem-se com o investimento em inovação e tecnologias verdes, aliado a uma gestão integrada do ambiente, permitindo alcançar uma sociedade de baixas emissões.
Entre as propostas, está também o compromisso com a redução das emissões de CO2 em, pelo menos, 90 por cento, até 2050, em relação ao valor de 2005, “acelerando a descarbonização e potenciando a resiliência do Concelho às alterações climáticas”, pode ler-se.
O PMAC de Proença-a-Nova pretende dar resposta aos novos requisitos normativos e legais estabelecidos pela Lei de Bases do Clima, no contexto da política climática e implementação de novas metas setoriais relevantes. Desta forma, a Câmara de Proença-a-Nova pretende mobilizar a comunidade para contribuir para a ação climática no território, melhorando a sua resposta às vulnerabilidades atuais e futuras.