Edição nº 1859 - 4 de setembro de 2024

NAS FÉRIAS DE VERÃO
Junta Cuida de Quem Cuida pelo segundo ano consecutivo

A Junta de Freguesia de Castelo Branco dinamizou, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Cuidar de Quem Cuida, que tem como objetivo “atenuar a sobrecarga de pais e mães cuidadores informais que acompanham cidadãos portadores de diferenciadas limitações, mas com capacidades especiais, neste caso durante as férias de verão, uma vez que muitas instituições encerram. Um projeto que incluiu dois campos de férias gratuitos, de 19 a 31 de agosto, cada um com a duração de uma semana.
O projeto abrangeu 22 utentes, 11 em cada semana, que ficaram sob a atenção de cinco monitores.
Para desenvolver as atividades a Junta contou como parceiros com a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, o Váatão – Teatro de Castelo Branco, a Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, o Cancioneiro de Castelo Branco, a Dinefer, a Vila Portuguesa, a Sogarrafas, a Associação Desportiva e Cultural da Carapalha e o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
O presidente da Junta, José Dias Pires, realça que só assim “é possível” dinamizar este projeto, que ao longo destas duas semanas contou com atividades como as artes plásticas, com a pintura e a modelagem; passeios de trishaw, teatro; percussão; danças regionais e idas à piscina.
José Dias Pires também realça que o Cuidar Quem Cuida, “para os pais, é uma grande ajuda, no mês em que podem estar mais livres, mas é quando a sobrecarregar é maior, porque é quando as instituições fecham”, para concluir que, “daí, arrancar com este projeto”
No que respeita ao balanço da iniciativa, José Dias Pires assegura que “é muito positivo” e explica que “tínhamos a ideia que seria assim, mas confirmamos. Correspondeu às expectativas e estamos muitos satisfeitos”.
José Dias Pires salienta igualmente que “este é um projeto com dimensão comunitária”, não escondendo o “orgulho de, entre todos nós, termos um projeto de partilha, de comunhão”.
Por outro lado, José Dias Pires, realça que em comparação com “a edição do ano passado aumentamos de oito para 11 utentes em cada turno” e revela que “gostaríamos de aumentar, se for possível”.
O Cuidar de Quem Cuida, segundo adianta José Dias Pires, “terá uma segunda etapa, nas férias do Natal, mas só em dois fins de semana”.
António Tavares

04/09/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
04/04
Maria Carvalho Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
05/04
Paisagens SonorasFábrica da Criatividade, Castelo Branco
05/04 a 06/04
Odisseia Teatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
05/04 a 06/04
Uma Páscoa, Várias CulturasMedelim, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video