Edição nº 1853 - 17 de julho de 2024

Castelo Branco estreia-se no Festival Internacional de Cerâmica de Manises

Castelo Branco, que é Cidade Criativa da UNESCO na categoria Artesanato e Artes Populares, marcou presença, pela primeira vez, no Festival Internacional de Cerâmica de Manises com os artesãos Luís Macedo e Pedro Rafael, que assumiram o papel de embaixadores de um território que deve continuar a valorizar a cerâmica, o saber-fazer e a sua importância histórica e cultural.
Assim, no passado fim-der-semana, 13 e 14 de julho, entre as 18 e as 22 horas, artesãos locais, de Espanha, e internacionais, instalaram as suas oficinas ao longo da Avenida Blasco Ibáñez para apresentarem a sua arte ao vivo. Os milhares de visitantes puderam conhecer as técnicas deste ofício e testar o saber-fazer em áreas diversas como modelagem, socarrat, raku, roda, estampa, escultura em barro, joalharia, entre outras.
No evento, além de Castelo Branco, a única cidade integrada na Rede de Cidades Criativa da Unesco, em 2023, na categoria de Artesanato e Artes Populares, participaram Barcelos, também de Portugal; San Cristóbal de las Casas, do México; e Paducah, dos Estados Unidos da América.
A Câmara de Castelo Branco albicastrense assumiu o objetivo de valorizar o trabalho que se tem vindo a construir no que respeita à projeção de Castelo Branco por via da criatividade e, desta vez, com destaque para a cerâmica.
O vice-presidente da Câmara, Hélder Henriques, destaca que “a integração de Castelo Branco na rede mundial de Cidades Criativas constitui um projeto dinâmico onde o local se articula com o global e, deste modo, perspetiva-se que seja transformador e permita a Castelo Branco encontrar novas oportunidades nos mais diversos campos artísticos. Esta participação só acontece porque Castelo Branco integrou a rede da UNESCO e tem artesãos que auxiliam em todos estes processos”. O autarca, responsável pela integração de Castelo Branco na rede UNESCO, e se fez representar, destacou três momentos de grande afluência “o famoso concurso de aioli que decorreu no dia 13 de julho, pelas 20 horas, na Avenida Blasco Ibáñez; a tradicional competição de roda de cerâmica realizada no dia 14 de julho, pelas 19 horas, junto ao Paseo Guillermo de Osma; e a homenagem ao ceramista Nacho Soler David”.
O Festival Internacional de Cerâmica de Manises contou com a participação de Aliarte, Taulellet, Cerámicas Viqui Rodríguez, Francisco Mas Tortosa, Arturo Mora, Pepe Royo, Rafa Mora, ANPEC, Amics del Museu de Ceràmica de Manises, La Botiga de Gema, Nacho Suministros Cerámicos, Raku, Educart, Antonio Cordero Herrera, Antonia Balastegui, proyecto europeo ThisPlaced, Drac Ceramic, Escuela de Cerámica de Manises, Francisco Álvarez, Flores Cerámica, Mimbre Cerámico, Ceràmica dels Papes, Centro Ocupacional Francisco Navarro, Porcelanas Mercedes, Encisar-te, La Clavaría Santas Justa y Rufina y Trazzyu.
De referir, ainda que a Cabalgata de la Cerámica se realiza esta quinta-feira, 18 de julho, e consiste num evento em que os membros de La Clavaria Santas Justa y Rufina desfilam em carros alegóricos e presenteiam os visitantes com peças de artesanato de Manises.

17/07/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
19/04
BumBidonsCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
19/04
Democracia e Democratização CulturaisCasa do Forno, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video