| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1849 - 19 de junho de 2024

NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA
Sarzedas serve Sabores da Vila Condal

Sarzedas é palco, no próximo fim de semana, 22 e 23 de junho, da terceira edição dos Sabores da Vila Condal. Um certame que sucedeu à feira medieval que se realiza naquela localidade todos os anos.
Tal como nos dois anos anteriores, os Sabores da Vila Condal decorrem junto à Capela de Santo António, em frente à Junta de Freguesia de Sarzedas.
O certame, em que que estará em destaque a Chanfana e a a Sarzedinha, contará com cerca de 50 expositores, nos quais poderão ser apreciados outros produtos locai da Freguesia de Sarzedas, que tem 43 localidades.
A presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, Celeste Rodrigues, realça que o principal objetivo dos Sabores da Vila Condal “é o lançamento destes dois produtos, que são nossos”.
Celeste Rodrigues explica que a Chanfana também é denominada localmente como “Carne Fresca, o que vem do início, quando as pessoas matavam as cabras e comiam a carne fresca, ao contrário do que acontecia com o porco, que era salgado e conservado”.
Já no que respeita à Sarzedinha, trata-se de uma tigelada que na Freguesia vai variando de casa para casa.
Questionada quanto à passagem da Feira Medieval para os Sabores da Vila Condal, Celeste Rodrigues afirma que foi “muito positiva, porque a Feira Medieval estava gasta”, ao que acrescenta que “este novo evento tem muito mais a ver com a nossa zona”.
Com duas edições já cumpridas e a caminho da terceira, Celeste Rodrigues realça que “está a haver uma consolidação com a Vila Condal e com os produtos e tudo à sua volta”, para reiterar que “esta foi uma excelente alteração”.
O programa começa no próximo sábado, 22 de junho, às 8h30, com um passeio pedestre Rota da Vila Condal. À tarde, a partir das 15 horas há animação itinerante com a Marchinha do Botequim. Entre as 16 e as 18 horas realiza-se a Oficina do Barro, com a ceramista Fernanda Soares. A inauguração dos Sabores da Vila Condal está marcada para as 19 horas, com a animação itinerante de Os Chibatas. Às 20 horas começa o concurso da melhor Chanfana e a animação musical chega às 22 horas, com os Marotos da Concertina.
No próximo domingo, 23 de junho, a partir das 14 horas realiza-se a oficina de Sarzedinhas. O Grupeto do Coreto assegura a animação itinerante a partir das 15h30 e entre as 16 e as 18 horas realiza-se a Oficina de Barro, com a ceramista Fernanda Soares. O concurso da melhor Sarzedinha começa às 17 horas e a partir das 18 horas tem lugar o concerto com a Orquestra Viola Beiroa.
António Tavares

19/06/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 30/06
Memória de abril - 50 Anos DepoisCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
30/06
Seminário de São José - AlcainsMuseu Etnográfico da Lousa
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video