| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1848 - 12 de junho de 2024

NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO SALVADO
Livro sobre Amália Rodrigues apresentado

O livro Amália Rodrigues – Origens, Raízes e História, de José Barata de Castilho, foi apresentado dia 5 de junho, na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco.
Na apresentação da obra, Bruno Esteves falou da importância da fadista Amália Rodrigues, personagens com raízes na cidade, Concelho e Distrito de Castelo Branco.
Fernando Mão de Ferro mostrou-se honrado por a sua editora publicar uma obra inédita de Amália Rodrigues.
Custódio Castelo afirmou que é de considerar tudo o que é feito por Amália Rodrigues, uma grande personagem da história de Portugal e do fado, que ele teve o privilégio de conhecer e tocar viola para a diva do fado. Amália Rodrigues tinha uns gestos de voz com ligação à Beira Baixa, os rodriguinhos, uns gestos únicos, que personalizavam a grande personagem da história da música de Portugal. O livro é uma viagem no tempo, que imortaliza a diva do fado nacional.
Após a intervenção de Bruno Esteves, Fernando Mão de Ferro e Custódio Castelo, foi a vez de ouvir três fados que foram cantados por Amália Rodrigues, com letras de sua autoria. Estranha Forma de Vida, Fado nos Sentidos e A Lágrima foram cantados por Ana Paula Martins, acompanhada, à viola por Custódio Castelo.
No final, José Barata de Castilho afirmou que para chegar à parte final, ou seja, a materialização do livro, houve várias situações percursoras, que foram o artigo sobre a genealogia de Amália Rodrigues até aos seus trisavós de 2012, no jornal Reconquista, elaborado por António Graça Pereira; as várias investigações exaustivas e rigorosas elaboradas desde 2020 pelo autor; os dois artigos que saíram também no jornal Reconquista elaborados por José Barata de Castilho, em 2022; o livro Pai de Amália, de 2023; a pesquisa genealógica de um parente de Amália Rodrigues, João Paulo Lourenço e outras pessoas que foram abordadas durante a investigação; a publicação do livro pela editora Colibri”.

12/06/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
18/09 a 26/10
TerraRua de Santa Maria, Castelo Branco
28/09
A Lenda de CelindaCastelo da Sertã
28/09
A revolução de abril no Liceu de Castelo BrancoParque Urbano da Cruz do Montalvão, Castelo Branco
28/09
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
28/09
Reunião de CondomínioCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
29/09
Seminário de São José – AlcainsMuseu Etnográfico da Lousa
25/09 a 30/09
Acervo Epistolar do Arquivo LeisnerPosto de Turismo de Proença-a-Nova
25/09 a 29/09
Depois das PedrasIdanha-a-Velha
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video