| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1845 - 22 de maio de 2024

António Tavares
Editorial

As BINAS, ou seja, o Sistema de Utilização Partilhada de Bicicletas de Castelo Branco, está a a ser um êxito, desde início deste mês, quando entraram em funcionamento, com o atrativo de nos primeiros seis meses serem de utilização gratuita.
Mas se o projeto está a ser um êxito, o mesmo não se pode dizer do comportamento dos utilizadores, que ao longo do tempo que decorreu desde a sua entrada em funcionamento têm revelado um comportamento inadmissível da mais pura falta de civismo. É óbvio que tal não se aplica a todos os utilizadores mas, infelizmente, como é fácil de observar por quem anda nas ruas de Castelo Branco, é assumido pela maioria.
A falta de cuidado por quem utiliza as bicicletas é notória, por não serem propriedade de quem circula nelas. Ou seja, pura e simplesmente ignoram que é um bem de todos, que importa preservar.
Mas a falta de civismo também de se revela de outros modos. Como é fácil de observar, é difícil encontrar bicicletas livres. A explicação é simples: por má formação quem as levanta, pelo facto da sua utilização ser gratuita, não as liberta, atuando como se fossem suas, sem ter em consideração que outras pessoas as podiam estar a utilizar.
E depois há ainda a ter em atenção o perigo em que se tornaram os passeios, uma vez grande parte dos utilizadores das BINAS insistem em utilizá-los, sem respeito pelos peões.
Resumindo e concluindo. Ou o civismo chega, ou então será necessário criar penalizações para quem pratica este tipo de comportamentos, pois, se assim não for, é garantido que isto acaba por correr mal.

22/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
18/09 a 26/10
TerraRua de Santa Maria, Castelo Branco
tituloNoticia
29/09
Seminário de São José – AlcainsMuseu Etnográfico da Lousa
25/09 a 30/09
Acervo Epistolar do Arquivo LeisnerPosto de Turismo de Proença-a-Nova
25/09 a 29/09
Depois das PedrasIdanha-a-Velha
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video