| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1845 - 22 de maio de 2024

A ORGANIZAÇÃO INTEGRA ENTIDADES PORTUGUESAS E ESPANHOLAS
Jornadas de Religiosidade Popular são para continuar

Penamacor acolheu, dias 17 e 18 de maio, a terceira edição das Jornadas de Religiosidade Popular. O programa teve início dia 17 de maio, com a sessão de abertura, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que incluiu a apresentação e lançamento da segunda edição da Revista de Religiosidade Popular e a comunicação Los pendones, símbolo de la romería de la virgen de Castrotierra, de Francisco Javier Rodríguez Pérez, da Universidade de Salamanca.
Recorde-se que a Câmara de Penamacor, através do Museu Municipal e em parceria com a Universidade de Salamanca, o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão de Salamanca e a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, realizou a terceira edição das Jornadas de Religiosidade Popular.
Presente na sessão de abertura, o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, afirmou que é intenção da autarquia dar continuidade ao projeto.
Já na sessão de encerramento, a vice-presidente da Câmara de Penamacor, Ilídia Cruchinho, afirmou que “tivemos intervenções de grande nível académico. Foram excecionais, com apresentações muito diferentes umas das outras, o que aumenta o interesse. Verificámos a diversidade e permitiu conhecer aspetos desta religiosidade popular na Beira e em toda a Raia Ibérica. Chegámos ao final do dia e sentimos que estamos todos mais ricos em conhecimento. Permite igualmente preservar este património imaterial e temos a responsabilidade de continuarmos a mantê-lo e a preservá-lo. Espero que no próximo ano estejamos aqui a lançar a terceira revista e a realizar estas jornadas”.
No que se refere à segunda edição da Revista de Religiosidade Popular, é avançado que “a observação do território à lupa converte-o num laboratório com uma enorme potencialidade científica. É nesta ótica que a primeira edição das Jornadas de Religiosidade Popular, dedicadas aos cultos e romarias da raia ibérica, ganharam forma e se materializaram numa região cuja temática tem fortes implicações na malha social destes povos, mas que ganha peculiar interesse pelos seus particularismos. Na sequência desta política de salvaguarda e divulgação do património cultural material e imaterial de cultos religiosos presentes na raia ibérica e em outros pontos de Portugal, a Câmara de Penamacor, contando com o apoio da Universidade de Salamanca e do Instituto de Estudos Antropológicos de Castela e Leão, decide materializar todas as comunicações destas Jornadas, alavancando a criação de uma ferramenta de estudo dedicada a sistematizar e divulgar estes importantes marcos antropológicos das comunidades locais, nascendo, assim, a Revista de Religiosidade Popular”.
A versão digital da segunda edição da Revista de Religiosidade Popular pode ser baixada no portal da Câmara de Penamacor, em https://www.cm-penamacor.pt/p/revistadereligiosidadepopular.

22/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video