| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1845 - 22 de maio de 2024

REUNIÃO PÚBLICA DE CÂMARA
“Se um presidente de Câmara lhe oferecer floreiras, isso não é impulso”

A sessão pública da Câmara de Castelo Branco realizada na passada sexta-feira, 17 de maio, ficou marcada pela troca de galhardetes entre o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, e os vereadores do SEMPRE – Movimento Independente, como resultado do Novo impulso para Castelo Branco.
Tudo começou com a intervenção de Jorge Pio, ao denunciar a “propaganda”, a partir do momento que “o executivo está muito preocupado com a mediatização”, para avançar que “hoje foi o exemplo disso”, referindo-se à exibição, no início da reunião, de duas notícias televisivas.
Acrescentou ainda que está “a utilizar os meios institucionais do município para informar, mas numa narrativa mais cor-de-rosa do que é”.
Jorge Pio sublinhou igualmente que o slogan Novo Impulso para Castelo Branco “dá ideia que algo de fenomenal está a acontecer em Castelo Branco”, considerando, por isso, que “há que por os pés na terra e ver a realidade”.
Para sustentar esta posição, relembrou o orçamento da Câmara para 2023, para recordar “o compromisso de 84 projetos” e denunciar que “na Freguesia de Castelo Branco, de 43 projetos 28 ficaram a zero de execução, o que representa 65 por cento do proposto. Nas freguesias, de 41 projetos, 32 ficaram a zero, o que representa 78 por cento”. Ou seja, do total dos “84 projetos 60 ficaram a zero, o que representa 71,5 por cento dos projetos previstos”.
Perante isto, Jorge Pio afirmou que “o impulso que o senhor presidente quer tentar propagandear não existe. São já dois anos perdidos”.
Jorge Pio que não perdeu ainda a oportunidade de avançar com um trocadilho com uma publicidade antiga, ao afirmar, em relação “às floreiras do Passeio Verde: Se um presidente de Câmara lhe oferecer floreiras, isso não é impulso”.
Também Luís Correia, do SEMPRE, é da opinião que “impulso não há nenhum”, para realçar que “a utilização da palavra impulso é mera propaganda” e também relembrou que “2023 foi o pior investimento do século neste município” e reforçar que “o impulso, na maioria das obras é zero. Não é o que anunciamos, é o que vamos fazer. É aquilo que concretizamos”.
Na resposta a Jorge Pio, Leopoldo Rodrigues afirmou estar “surpreendido que fique tão preocupado com a divulgação que a Câmara faz das suas atividades”, para garantir que “continuaremos a informar” e depois de dar o exemplo de algumas ações reiterou que “continuaremos a divulgar a ação da Câmara, a informar”.
Tudo, para mais à frente questionar “se não se está a fazer nada, por que é que ficam tão preocupados quando divulgamos aquilo que fazemos”.
António Tavares

22/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 30/06
Memória de abril - 50 Anos DepoisCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video