| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1845 - 22 de maio de 2024

O SISTEMA DE UTILIZAÇÃO PARTILHADA DE BICICLETAS ESTÁ A FUNCIONAR DESDE 3 DE MAIO
BINAS são consideradas projeto de “sucesso”

O vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Hélder Henriques, afirmou, na sessão pública da Câmara realizada na passada sexta-feira, 17 de maio, que o projeto do Sistema de Utilização Partilhada de Bicicletas de Castelo Branco, BINAS, que entrou em funcionamento a 3 de maio, “é um sucesso”, revelando que a “plataforma tem mais de 1.300 inscritos, já foram percorridos mais de mil trajetos, com uma média de 3,2 quilómetros e uma hora de utilização por trajeto; já foram percorridos mais de três mil quilómetros; e evitou-se a emissão de 400 quilogramas de CO2”.
Hélder Henriques não perdeu, no entanto, a oportunidade de deixar “um apelo à boa utilização das BINAS, porque são património de todos”. Tudo, para avançar que já “foram bloqueados alguns utilizadores devido a utilização abusiva”.
Um projeto que também Luís Correia, do SEMPRE – Movimento Independente, avalia como “positivo” e deixou “a sugestão de haver ações de sensibilização para o uso das BINAS”, no que respeita “ao seu uso, ao regulamento e a que se usem as ciclovias”, apesar de neste último caso considerar que “é difícil, porque não temos resposta sobre as ciclovias”. Uma matéria na qual Luís Correia afirma que “foi dado um passo à frente do quem deveríamos ter dado, porque era importante ter ciclovias concretizadas antes”.
Luís Correia acrescentou que “na Assembleia Municipal de 2022 foi afirmado que as ciclovias eram para implementar. Continuamos sem saber a resposta, se sim ou não as ciclovias são uma aposta do Município. Se são para ser concretizadas”.
Por seu lado, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, também revelou “algumas preocupações de utilização” das BINAS, como resultado de “algumas atitudes de utilização” e destacou que “são equipamentos caros, pagos com dinheiro do Município” e, daí, apelar ao “civismo”.
António Tavares

22/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 30/06
Memória de abril - 50 Anos DepoisCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video