QUARTA EDIÇÃO
Prémio de Poesia António Salvado lançado
A quarta edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco, organizado pela Junta e pela Câmara de Castelo Branco acaba de ser apresentado. Recorde-se que o Prémio é bianual, pelo que depois da edição de 2023 a próxima se realiza em 2025, sendo que é aberto a obras escritas em língua portuguesa ou em língua castelhana.
Tal como nas edições anteriores, serão premiados dois originais, sendo um em língua portuguesa e outro em língua castelhana. As obras a concurso serão de tema e forma livres, não podendo os originais ser inferiores a 40 páginas e superiores a 80; cada autor apenas poderá participar com um único poemário com poemas inéditos, não publicitados por qualquer forma ou meio; o limite de obras concorrentes a validar será de 1.500, número a partir do qual não serão consideradas as candidaturas eventualmente efetuadas.
Depois as obras a concurso validadas passarão por um processo de pré-seleção, a realizar por uma equipa de leitores habilitados para o efeito, que escolherão os 10 candidatos finalistas em cada língua.
A admissão dos originais a concurso decorre entre 1 de setembro e 31 de outubro de 2024 e a 30 de dezembro de 2024 são divulgados os 10 candidatos finalistas, sendo que os vencedores serão conhecidos a 20 de fevereiro de 2025.
A cerimónia de apresentação e entrega dos prémios aos poemários vencedores está agendada para 20 de julho de 2025, no âmbito do ROIZ IV - Encontro Luso-Hispano-Americano de Música e Poesia.
No que respeita a prémios, nesta edição haverá algumas alterações. Assim, o prémio, que era de 2.500 euros para a obra em cada uma das línguas participantes sobe para 3.500 euros, mantendo-se a entrega de 30 exemplares da edição bilingue da respetiva obra. Além disso se a qualidade das obras a concurso o justificar, poderá haver lugar à edição bilingue de um poemário escolhido para menção honrosa.
António Tavares