| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1829 - 31 de janeiro de 2024

Alma Azul realiza Manifestação Literária em Castelo Branco

A Alma Azul dedica o mês de fevereiro projeto A Cor da Liberdade que estará na Tomada do Carvalhal, em Souto da Casa, no Concelho do Fundão, dia 14; na Casa da Poesia Eugénio de Andrade, em Póvoa de Atalaia, no Concelho do Fundão, dia 21; na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, dia 22; e na Freguesia de Louriçal do Campo, no Concelho de Castelo Branco, dia 25.
Mas a primeira atividade será em Castelo Branco, com a Manifestação Literária Alma Azul, na Pastelaria Nacional, no próximo dia 6, terça-feira, entre as 17 horas e as 18h30.
A primeira Manifestação Literária de 2024 será dedicada ao padre António Vieira, jesuíta, e um dos maiores autores da Língua Portuguesa, que Fernando Pessoa nomeou, no seu livro Mensagem, como Imperador da Língua Portuguesa; e ao poeta António José Forte.
Ambos nasceram a 6 de fevereiro, embora em séculos bem diferentes; no século XVII o padre António Vieira; e no século XX, o poeta de Vila Franca de Xira, que além de autor foi um dos bibliotecários itinerantes da rede da Fundação Calouste Gulbenkian, criada pelo também escritor Branquinho da Fonseca.
Em cima da mesa da Pastelaria Nacional estará o Sermão de Santo António aos peixes, editado pela Alma Azul em abril de 2004; e “Uma Faca nos Dentes”, preciosidade editorial da &etc, editada em fevereiro de 1983, com introdução de Herberto Helder que apresenta o autor e o livro.
O conceito das manifestações literárias é simples e reativa os encontros de café para falar de livros, autores e leituras, mas também de cinema, teatro, artes plásticas e dança.
As Manifestações Literárias da Alma Azul são espontâneas e convocadas através da Comunicação Social e das redes sociais, não têm custos, logo não são tuteladas por ninguém, num elogio à fruição cultural independente, através da cidadania participativa.

31/01/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
18/09 a 26/10
TerraRua de Santa Maria, Castelo Branco
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
16/10 a 11/11
Chiribi Tátá TátáMuseu do Canteiro, Alcains

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video