Edição nº 1823 - 20 de dezembro de 2023

TRMK AERONAUTICS VAI DESMANTELAR E FAZER MANUTENÇÃO DE AVIÕES FALCON NO AERÓDROMO
Primeiro Falcon já chegou ao Aeródromo para ser desmantelado

O Aeródromo de Castelo Branco já recebeu o primeiro avião Falcon, para ser desmantelado. Um passo que marca o início da entrada em atividade da empresa TRMK Aeronautics, que trabalha em parceria com a Dassault Aviation, e vai proceder, no hangar existente no Aeródromo, ao desmantelamento de aviões a jato Falcon, sendo que as peças serão depois reutilizadas na aeronáutica. Isto, enquanto numa segunda fase também se procederá à manutenção dessas aeronaves.
Refira-se que, mais tarde, a empresa construirá os seus próprios hangares. Nesse sentido, na sessão pública da Câmara de Castelo Branco realizada na passada sexta-feira, 15 de dezembro, procedeu-se à hasta pública da cedência de direito de superfície, por 25 anos, de dois terrenos no Aeródromo, que foram arrematados pela TRMK.
Perante estes factos, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, realçou que “será uma viragem no investimento em Castelo Branco. Uma viragem na área aeronáutica”, sublinhado que o Aeródromo “deve afirmar-se como um pólo de desenvolvimento”.
Leopoldo Rodrigues destacou também que “outros concelhos se mostraram interessados nesta empresa, TRMK”, para chamar a atenção para o facto que “a própria empresa vai construir os seus hangares, quando noutros aeródromos é a autarquia ou o aeródromo a construir e depois a ceder. Aqui é o processo inverso, num investimento que deverá ascender a cerca de um milhão de euros”.
Ainda focado no Aeródromo, Leopoldo Rodrigues avançou que já manteve uma reunião com o reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), uma vez que a instituição leciona o Curso de Engenharia Aeronáutica. Um encontro no qual foram “abordadas algumas formas de parceria e intervenção”.
O autarca acrescentou que “também a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) pode ter um papel importante, porque há uma necessidade mundial de técnicos de manutenção aeronáutica, sendo que a formação pode aqui ser lecionada”.
Por outro lado, Leopoldo Rodrigues deu também a conhecer contactos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), “também sobre esta área de formação”.

20/12/2023
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video