Edição nº 1823 - 20 de dezembro de 2023

NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSE SANCHES, ALCAINS
Incluir Diferenças envolve comunidade

No Agrupamento de Escolas José Sanches, Alcains, na semana de 3 a 7 de dezembro, decorreu um conjunto de atividades, que incluiu o Incluir Diferenças, dirigido a toda a comunidade educativa; o Piloto por um dia, com uma visita ao Kartódromo de Castelo Branco); a Chuva de Ideias – Sopros do Coração, com a partilha interativa de ideias, sentimentos e anseios, para uma escola mais inclusiva; e RX às Acessibilidades na Comunidade, que é um levantamento em torno das acessibilidades no espaço urbano, da responsabilidade do projeto Escola Alerta.
Estas atividades, previstas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, decorreram no âmbito do Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, assinalado a 3 de dezembro e foram propostas pelo Departamento de Educação Especial, com a finalidade de promover a inclusão e esbater as barreiras e diferenças no acesso a oportunidades e experiências inovadoras. 
Alguns alunos do 6.º ano do projeto Escola Alerta percorreram, dia 6 de dezembro, as ruas de Alcains e promoveram a simulação de situações de pessoas com mobilidade reduzida, com deslocação em cadeira de rodas e canadianas. Esta atividade teve como objetivo principal a sensibilização da comunidade para a importância das acessibilidades e uma chamada de atenção para a necessidade de eliminar barreiras arquitetónicas. Foi feito um registo dos constrangimentos encontrados que serão posteriormente partilhados com a autarquia.
Por outro lado, alguns alunos do projeto IncluArte, no dia 7 de dezembro, tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência Piloto por um dia, sendo destacado que “tal só foi possível, graças à enorme sensibilidade e sentido de responsabilidade social por parte da Direção da Escuderia Castelo Branco (ECB) que, desde a primeira hora, abraçou esta ideia, e, também, à Junta de Freguesia de Alcains, que tudo fez para apoiar, com o transporte dos alunos”. No Kartódromo de Castelo Branco, num exercício de pura diversão, mas também de muita responsabilidade e resiliência, todos tiveram oportunidade de acelerar, travar, sempre que necessário, e decidir sempre pelas melhores trajetórias, com respeito pelo outro.
Com a implementação do projeto IncluArte no Agrupamento, pelo terceiro ano consecutivo, é avançado que “contamos poder constituir uma clara possibilidade ao nível da intervenção, diversificação e definição de estratégias, mais ou menos inovadoras, que possam contribuir para a desejável flexibilização do currículo, nomeadamente, junto de alunos acompanhados pela Educação Especial e que, em simultâneo, possam ajudar no esbatimento de algumas barreiras, levando todos e cada um ao limite das suas potencialidades”.
É ainda referido que “este projeto pedagógico enquadra-se no âmbito da mobilização de medidas adicionais aplicadas a alguns alunos, nomeadamente, o desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social e congrega diferentes áreas de expressão, como a psicomotricidade, com judo adaptado; expressão dramática e musical, e outras atividades desenvolvidas através de projetos pontuais, pretendendo constituir, no seu todo, um recurso importante de apoio à aprendizagem e à inclusão, com a finalidade de colmatar as dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, e aprendizagem dos alunos. Neste ano letivo passou a abranger, dentro das suas possibilidades, todos os alunos que o quisessem frequentar, independentemente das suas especificidades, “o que se traduz numa experiência muito positiva e ainda mais inclusiva e enriquecedora para todos os intervenientes”.

20/12/2023
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video