Livro enaltece combatentes do Peral
O livro Freguesia do Peral na Grande Guerra, de Tiago Ribeiro Pires, foi apresentado na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Vale da Mua.
No livro constam os nomes de todos os combatentes da Grande Guerra, naturais do Concelho de Proença-a-Nova, com especial enfoque naqueles que residiam na Freguesia do Peral, onde Tiago Ribeiro Pires tem raízes familiares, no Vale da Mua. Essas ligações familiares acabaram também por fazer com que o autor iniciasse a sua busca pelas identidades e histórias de cada um dos combatentes enviados para a Grande Guerra, como tinha acontecido ao seu bisavô.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, realçou que “esta obra relembra aqueles que, sendo da nossa terra, noutros tempos foram enviados para a guerra, sem qualquer tipo de preparação, à semelhança do que, infelizmente, acontece ainda hoje noutras partes do globo”.
O autarca reforçou ainda a importância cultural de obras como esta, uma vez que “este tipo de trabalhos enriquece o Concelho de Proença-a-Nova, e em concreto a Freguesia do Peral, pelo reconhecimento particular daqueles que na altura partiram para aquela batalha, retratando também com muita realidade a evolução que tivemos até aos dias de hoje. Que este seja o primeiro de outros livros que se poderão seguir”.
André Dias, presidente da Associação, realçou a importância do trabalho de Tiago Ribeiro Pires, “suportado no apoio do Município, que tem feito uma aposta constante na cultura”. André Dias aponta ainda à satisfação em ver o trabalho publicado por uma pessoa natural do Vale de Mua, pois “enquanto presidente da Associação fico muito contente em ver alguém da nossa aldeia a escrever um livro, é um orgulho para mim e deve ser para todos. Aquilo que o Tiago fez é uma boa iniciativa e espero que não seja o último a fazê-lo”.
Tiago Ribeiro Pires agradeceu o apoio da Câmara, pelo apoio prestado, não só no patrocínio, como no apoio técnico para que fosse possível a sua edição. Agradeceu ainda à Paróquia de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa pela cedência de dados e informações.